Foi aprovada nesta quarta-feira (30), a legalização do aborto na Argentina. Mulheres que decidirem interromper a gravidez poderão realizar o procedimento de forma segura e gratuita.
A aprovação do Senado aconteceu na madrugada desta quarta-feira. Foram 39 votos a favor, 29 contra e uma abstenção. Assim, foi encerrada a lei que vigorava desde 1921, que considerava a prática do aborto como criminosa. Anteriormente, apenas mulheres estupradas ou com risco de vida poderiam realizar o procedimento.
De acordo com o El País, foi possível ver uma maré verde nas ruas no começo desta manhã. A cor é o símbolo feminista no país, que está em comemoração pelo avanço dos direitos sociais.
Então, a partir de agora, mulheres podem interromper de forma legal gestações de até 14 semanas. Além disto, a aprovação é um marco na nova legislação do país, que está a frente dos direitos sociais da América Latina.
Nesta quarta-feira (30), a Argentina se tornou o primeiro grande país da região sul-americana a garantir o direito das mulheres decidirem sobre os próprios corpos. Além dele, Uruguai, Cuba, Guiana e Guiana Francesa e regiões como a Cidade do México, já permitem o procedimento de forma legal.
Por fim, foi estipulado um prazo de dez dias para realização da interrupção. Ou seja, desde a solicitação do aborto, a realização do procedimento deve ocorrer em no máximo dez dias. A medida foi tomada para evitar manobras que retardem o aborto.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Doe a chance de um final feliz: Hemosul homenageia doadores no 14 de junho

Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Concurso da AgSUS oferece salário inicial de R$ 16,5 mil e vagas para MS, veja como fazer INSCRIÇÃO

Jateí em luto pela morte do Chiquinho da Ambulância
Mais Lidas

Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama

Veja as 6 galerias de fotos e relembre os momentos memoráveis do aniversário de 15 anos de Ana Lívia
