Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 23 de abril de 2021
Busca
ALERTA - COVID

ALERTA: De 16 municípios com leitos de UTI Covid em MS, 9 já atingiram 100% de lotação

Dos 16 municípios de Mato Grosso do Sul, somente quatro estão em situação que pode

7 Mar 2021 - 20h25Por Campo Grande News

Dos 16 municípios de Mato Grosso do Sul, somente quatro estão em situação que pode ser considerada confortável em relação à ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com covid-19. Esmagadora maioria, 75%, está com taxa que passa dos 80%, que já é considerada extrema e 9 já atingiram os 100%.

O município com momento mais delicado é Sidrolândia, a 71 Km de Campo Grande. Lá, são 5 leitos intensivos destinados a pacientes com covid-19, no entanto, há 10 pacientes intubados por conta da doença.

Caso uma nova pessoa precise desse tipo de cuidado, poderá não encontrar assistência no hospital da Sociedade Beneficente Dona Elmiria Silvério Barbosa, que já atua além do limite de sua capacidade para atendimentos desse tipo.

Os dados são da plataforma Mais Saúde, do Governo do Estado. diferentes dos apresentados pelo Governo do Estado, porque só consideram os leitos exclusivos para covid, os preparados para o que a doença exige, como isolamento.

Nesse tipo de levantamento, sobrecarregada também aparece Campo Grande, com 4,33% a mais de ocupação, ou seja, supera os 100%. Dos 208 leitos de UTI funcionando para quem tem covid-19, há 217 pessoas internadas precisando de tratamento intensivo.

As únicas quatro cidades com menos de 80% de ocupação são Aquidauana, Bataguassu, Corumbá e Dourados, conforme dados da plataforma Mais Saúde, do Governo do Estado. Entre 80% e 90% estão Naviraí, Paranaíba e Três Lagoas. Veja detalhes em tabela ao fim desta página.

A cidade de Nioaque, a 179 Km da Capital vive situação preocupante. Lá não há leito de UTI e apenas um, que é clínico, para quem está com covid. No entanto, há mais quatro pacientes com a doença que são atendidos em leito que não é destinado exclusivamente a quem está com a doença, o que significa que pode haver risco de falta de pessoal para atendimento ou desassistência.

Ao todo, pelos dados oficiais, ou seja, leitos mantidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com recursos do Ministério da Saúde, são 396 em todo Estado, mas em Campo Grande, por exemplo, além dos 208 citados, há pelo menos mais 77 que são mantidos com recursos próprios ou com ajuda do Governo do Estado.

No sábado, o prefeito Marcos Trad (PSD) disse que já solicitou a reativação de leitos de UTI Covid pelo Ministério da Saúde, mas assim como ocorreu em outras cidades, não houve autorização. Com isso, ele pretende acionar a Justiça contra a União. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe seu Comentário

Leia Também

111841398 061018258 MS - 5.374 MORTES
Covid-19 impõe luto e tristeza a mais 39 famílias em MS
AJUDA DO GPS
Após ficar 30h desaparecida, médica é encontrada em ribanceira com ajuda de GPS de celular
BRASIL - 381.687 MORTES
Brasil passa de 380 mil mortes por Covid; mais de 3 mil delas foram registradas nas últimas 24 horas
images MS - 5.335 MORTES
Neste feriado, 53 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso do Sul
LUTO NA EDUCAÇÃO
Após perder 03 professoras para o coronavírus, Escola decreta luto em MS
VENCERAM A COVID-19
Edival(Vidraçaria) e esposa Maria vencem a covid-19 e agradecem Hospital da SIAS de Fátima do Sul
VACINA RUSSA
Governador diz que consórcio vai adquirir 28 milhões da vacina Sputnik V
LUTO NA SAÚDE
Dias após perder os pais, médica de 36 anos morre de Covid-19
POLÍCIA MILITAR DE LUTO
PM DE LUTO: "Sorriso fácil e alto astral": a marca deixada pelo subtenente Lobo
VACINA CONTRA COVID-19
Mato Grosso do Sul participa de consórcio para compra de 28 milhões de doses de vacina contra Covid