Menu
SADER_FULL
sexta, 23 de abril de 2021
Busca
CORONAVÍRUS NO MUNDO

Ainda pouco conhecida, síndrome rara pode atingir jovens e crianças com Covid-19

As principais informações que temos sobre a covid-19 revelam que a doença

24 Fev 2021 - 07h50Por Rogério Sanches

As principais informações que temos sobre a covid-19 revelam que a doença, entre os mais jovens, muitas vezes é assintomática e/ou tem poucos sintomas. Além disso, os óbitos são pouco frequentes. Entretanto, o que pouco se relata é que este grupo etário corre risco de desenvolver uma síndrome rara, chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, a SIM-P.

De acordo com os dados do Painel Mais Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, do Governo do Estado, entre 0 e 19 anos, idades que correm o risco de desenvolver a síndroma, 70.873 testes para a covid-19 foram realizados, deste total, 18.090 foram confirmados, 17.264 foram recuperados e sete jovens vieram a óbitos.

Segundo a gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia de Mello Maziero, o Estado registrou cinco casos suspeitas da SIM-P, sendo que destes quatro já foram descartados e um continua suspeito. “Todos os pacientes dessa faixa etária, que se enquadram nos critérios de definição de caso de SIM-P preconizados pelo Ministério da Saúde são investigados. Analisamos caso a caso, discutimos com a equipe de infectologistas de referência da SES, assim como enviamos os dados semanalmente para conhecimento do Ministério da Saúde”.

Mesmo sem casos confirmados, Lívia alerta para os sintomas: “febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir hipotensão, comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios”.

Por isso, segundo Lívia, é importante, independente da faixa etária, que se mantenham as medidas de biossegurança para evitar a expansão dos vírus, como distanciamento social, o uso de máscara de proteção e o uso constante do álcool em gel.

Os casos suspeitos de SIM-P devem ser notificados ao Ministério da Saúde, de forma universal, isto é, por qualquer serviço de saúde ou pela autoridade sanitária local ao identificar indivíduo que preencha a definição de caso. A notificação individual da SIM-P não deverá ser restrita às unidades de saúde com Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) instalado, entretanto, naquelas onde há NHE instalado, este deverá participar das atividades relacionadas à notificação. Mais informações sobre o assunto estão no site oficial - https://is.gd/simpcovid.

Deixe seu Comentário

Leia Também

111841398 061018258 MS - 5.374 MORTES
Covid-19 impõe luto e tristeza a mais 39 famílias em MS
AJUDA DO GPS
Após ficar 30h desaparecida, médica é encontrada em ribanceira com ajuda de GPS de celular
BRASIL - 381.687 MORTES
Brasil passa de 380 mil mortes por Covid; mais de 3 mil delas foram registradas nas últimas 24 horas
images MS - 5.335 MORTES
Neste feriado, 53 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 em Mato Grosso do Sul
LUTO NA EDUCAÇÃO
Após perder 03 professoras para o coronavírus, Escola decreta luto em MS
VENCERAM A COVID-19
Edival(Vidraçaria) e esposa Maria vencem a covid-19 e agradecem Hospital da SIAS de Fátima do Sul
VACINA RUSSA
Governador diz que consórcio vai adquirir 28 milhões da vacina Sputnik V
LUTO NA SAÚDE
Dias após perder os pais, médica de 36 anos morre de Covid-19
POLÍCIA MILITAR DE LUTO
PM DE LUTO: "Sorriso fácil e alto astral": a marca deixada pelo subtenente Lobo
VACINA CONTRA COVID-19
Mato Grosso do Sul participa de consórcio para compra de 28 milhões de doses de vacina contra Covid