Em reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Chapadão do Sul, Marcelo Balen, e o secretário-ajunto, Raphael Cardoso, a Agência Estadual de Regulação (Agems) e o município traçaram estratégias para a gestão de resíduos sólidos, visando promover um modelo de crescimento com sustentabilidade. Esse é o foco da nova administração municipal, em que meio ambiente e desenvolvimento não são temas conflitantes, mas complementares.
O encontro foi coordenado pela diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, e reforçou o papel fundamental da Agems como reguladora e parceira. Em pauta, os desafios financeiros, ações educativas e a implementação obrigatória de uma certificação que irá atestar as práticas sustentáveis no Eixo “Resíduos Sólidos” do saneamento básico.
Chapadão do Sul é um dos 38 municípios conveniados à Agência para regulação desses serviços. Nesta sexta-feira (14), engenheiros da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos iniciam uma fiscalização de campo, para avaliação e diagnóstico.
Para garantir o cumprimento das normativas e o avanço dos municípios, a Agems irá lançar, ainda neste ano, uma inédita Certificação que atesta a sustentabilidade financeira e técnico-operacional da gestão dos resíduos sólidos. Chapadão do Sul foi convidado e aceitou a proposta de ser o segundo município, junto com Batayporá, a participar do projeto piloto, durante o ano de 2025.
“O selo de certificação é um marco importante, pois não apenas reconhecerá o esforço dos municípios, mas também será fundamental para garantir o acesso a recursos federais – onerosos, como empréstimos e financiamentos – e não onerosos, que exigem a comprovação da sustentabilidade das ações municipais”, destacou a diretora Iara.
“Este ano será um período de diagnóstico e recomendações, em que o município poderá implementar as melhorias necessárias para alcançar a certificação. Em 2026, o Governo Federal vai colocar em prática esse critério para concessão de recursos”.
Ações conjuntas para o fortalecimento da gestão ambiental
Os secretários Marcelo Balen e Raphael Cardoso reforçaram a importância da cooperação da Agems para fortalecer no município o eixo ambiental do desenvolvimento, que já se destaca no campo econômico.
“O apoio será fundamental para implementar as boas práticas, garantir a certificação e deixar um legado de crescimento sustentável para a cidade”, afirmou o secretário Marcelo.
Raphael Cardoso acrescentou que, embora o município tenha avançado significativamente nos últimos anos, ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, como a reavaliação sobre a taxa de coleta e destinação de resíduos para dar real sustentabilidade ao serviço, e a melhoria operacional da Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
A diretora de Inovação Relações Institucionais Rejane Monteiro, ressaltou que o trabalho conjunto pelo desenvolvimento sustentável envolve não só as ações imediatas, a execução das atividades previstas no convênio.
“A Agência tem uma importante responsabilidade e tem toda uma capacidade técnica que disponibiliza aos Municípios para garantir que as políticas públicas de saneamento básico e meio ambiente se alinhem com o desenvolvimento sustentável. E para este ano estamos preparando uma grande conferência, reunindo as prefeituras, fortalecendo esse relacionamento e lançando oficialmente o selo de certificação”, informou.
Educação ambiental e a comunidade como aliada
Além da regulação, a Agems e a gestão municipal investirão em ações de educação ambiental. O município de Chapadão do Sul começou um projeto de capacitação de professores, enquanto a Agems irá expandir para o local seu projeto voltado para conscientização de estudantes de escolas públicas.
A reunião também marcou o início do planejamento para a realização de uma edição do projeto “AGEMS Perto de Você” em Chapadão do Sul ainda este ano. A iniciativa, coordenada pela Ouvidoria da Agems, leva serviços gratuitos de fiscalização, orientação e atendimento à população, aproximando a agência dos cidadãos e fortalecendo o papel da regulação na melhoria da qualidade de vida.
Participaram também da reunião a ouvidora Cristiane Leite, e as coordenadoras da Diretoria de Saneamento Básico Danielle Adma Vendimiati, (Câmara Técnica de Resíduos Sólidos), Rúbia Tatiane da Silva (Câmara de Regulação Econômica), Nauristela Paniago (Educação Ambiental), a assessora jurídica, Tarsilla Franccesca Aguereo, e a técnica Lucélia Tashima.
Comunicação Agems
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Bombeiros na Campanha do agasalho 'Seu abraço aquece', veja como fazer as doações em Fátima do Sul

Especialidades médicas: Atenção em saúde garante atendimento humanizado em Vicentina

Bebê de 9 meses morre vítima de síndrome respiratória em MS

A maternidade também tem cor: o desafio de enfrentar a depressão pós-parto

Ex-servidor da Receita Federal morre após acidente de trânsito em Dourados
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
