A linha internacional entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero foi palco nesta semana do lançamento oficial da Semana de Vacinação nas Américas 2026, com a realização do Dia D de mobilização social voltado à imunização em áreas de fronteira.
A ação ocorreu simultaneamente nos dois lados da fronteira, terça-feira (28), reunindo equipes de saúde, autoridades e a população em um esforço conjunto.


Estratégia essencial em regiões de fronteira

A vacinação em áreas binacionais é considerada estratégica devido ao intenso fluxo de pessoas entre os países, o que aumenta o risco de circulação e transmissão de doenças.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destaca a importância da ação integrada.
“Vacinar na fronteira é uma medida essencial para proteger a população que vive e circula entre os dois países. Essa integração fortalece a vigilância em saúde e amplia nossa capacidade de prevenir surtos e reduzir casos graves”, afirma.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, reforça o caráter estratégico da mobilização. “Essa ação conjunta demonstra que a saúde não tem fronteiras. Quando os países atuam de forma integrada, conseguimos ampliar a proteção coletiva e responder com mais eficiência aos riscos sanitários”, pontua.
Manter a vacinação em dia contribui diretamente para a redução de casos graves e para o fortalecimento da vigilância em saúde de forma articulada entre os países, garantindo proteção coletiva, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Mobilização conjunta e proteção coletiva
Durante a programação, estão previstas a abertura de postos de vacinação, atendimentos básicos de saúde, ações de promoção, além de atividades culturais e vacinação simbólica com autoridades dos dois países.
A coordenadora de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Goldfinger, reforça o papel da mobilização social. “A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes de proteção em saúde pública. Em regiões de fronteira, esse trabalho precisa ser ainda mais integrado, garantindo que a população dos dois lados esteja protegida”, destaca.
Municípios envolvidos
A estratégia de vacinação em áreas de fronteira contempla diversos municípios de Mato Grosso do Sul, reforçando a cobertura vacinal em regiões estratégicas: Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Tacuru.



André Lima, Comunicação SES
Fotos: Divulgação Prefeitura Municipal de Ponta Porã
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
100 QUEIMADAS
Cuidar da vida: Jateí faz campanha contra queimadas e em favor do meio ambiente
CONFLITO
Confronto em área de conflito termina com cinco indígenas presos e policiais feridos
EL NINÕ
Mato Grosso do Sul prepara rede de saúde para cenários de El Niño
AFOGAMENTO
Corpo de homem desaparecido em rio é encontrado
ACIDENTE FATAL
Motociclista morre ao desviar de cachorro e bater contra muro no MS (vídeo)
Mais Lidas
ACIDENTEPé e mão: Prefeita de Jateí e prefeito de Vicentina se acidentam no intervalo de uma semana
LUTO FÁTIMA DO SULAPAE de Fátima do Sul de luto pelo falecimento da aluna Lauany
ACIDENTE FATALCozinheira de Lar do Idoso morre em acidente entre caminhão e moto em Ivinhema
VICENTINA - HOMENAGEMVICENTINA: Homenagem especial ao Pioneiro Expedito Martins de 103 anos de história, Fé e legado
TRAGÉDIA NA RODOVIA

