Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS

Acadêmicas de Farmácia da UNIGRAN têm artigos publicados em revistas científicas

13 Dez 2023 - 09h00Por UNIGRAN DOURADOS

Visando uma formação de excelência, a UNIGRAN incentiva os acadêmicos a, além de buscarem a prática da profissão, terem experiências em diversas áreas de atuação, como a pesquisa científica. Com isso, acadêmicas do curso de Farmácia conquistaram a publicação de seus artigos, produzidos na Instituição de Ensino.

O curso traz em seu currículo uma formação prática de excelência, conquistando o conceito 4, dado pelo Ministério da Educação – MEC, com vários laboratórios e a Farmácia Escola. E tem conquistado, também, publicações em revistas científicas, como é o caso das acadêmicas Giovanna Eduarda Machado e Kassia Andersen dos Reis, do 10º semestre.

Acadêmicas Giovanna Eduarda Machado e Kassia Andersen dos Reis, do 10º semestre

A coordenadora do curso, Flávia Cristina Simon Franke, afirmou que as publicações são motivo de orgulho, porque evidenciam o comprometimento “com a pesquisa e a disseminação do conhecimento, além de ser um estímulo para aqueles que compartilham interesse na área”. “Ela reflete o amadurecimento acadêmico dos envolvidos”, ressaltou.

Giovanna conseguiu publicar dois artigos, um na Revista Interbio e outro que sairá na próxima edição da Revista Cereus. Os dois, segundo ela, têm o alecrim como “personagem principal”, com os títulos ‘Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial de Rosmarinus officinalis L. (ALECRIM) em microrganismos de interesse clínico’ e ‘Potenciais antioxidante e fotoprotetor da decocção e infusão de alecrim’.

“A Farmácia tem se transformado muito nos últimos anos, estando mais focada no pensamento clínico e no desenvolvimento de alternativas terapêuticas acessíveis. Pensando nisso, a minha pesquisa teve como objetivo ressignificar uma planta comum, o alecrim, conhecendo a sua composição química e consequente atividade terapêutica, dando origem a dois artigos”, apontou a acadêmica.

Já o trabalho de Kassia teve como título ‘Elaboração, características físicas, químicas e análise sensorial do biscoito tipo cookie contendo farelo de trigo e polpa de guavira (Campomanesia adamantium CAMBESS. O. Berg)’. “O tema foi sugestão da professora Marcia Crestani, na qual estava fazendo uma pesquisa de doutorado envolvendo a fruta da guavira, e, como a minha ideia era realizar uma pesquisa envolvendo a área de bromatologia, pois trabalhava em uma indústria de alimentos, entramos no consenso desse tema, pois era uma área que eu havia me familiarizado melhor”, apontou.

E, para que os trabalhos pudessem ganhar forma, a UNIGRAN, através dos docentes e da sua estrutura, contribuiu e participou de parte dos processos de produção dos artigos. “A UNIGRAN desempenha um papel fundamental nesse contexto, proporcionando uma infraestrutura excepcional, incluindo laboratórios equipados e docentes altamente qualificados. A Instituição incentiva a abordagem multidisciplinar, uma característica essencial, especialmente no curso de Farmácia. Essa publicação é um reflexo direto do suporte e do ambiente propício à atualização constante oferecidos pela UNIGRAN”, destacou a coordenadora do curso.

“Ambos os trabalhos se tornaram realidade graças ao trabalho conjunto com professores e especialistas em diferentes áreas, que me forneceram, além de orientação, muita motivação e paixão pela pesquisa científica. Já a UNIGRAN, como Instituição de Ensino, contribuiu tanto na disponibilização de laboratórios multidisciplinares quanto no incentivo à pesquisa, muito presente na graduação em Farmácia, seja pelo TCC ou em projetos como o DM (desenvolvimento de medicamento inovador). Hoje, vendo os dois trabalhos finalizados, sinto, além de muito orgulho, uma imensa gratidão a todos que me ajudaram a fazer dessa ideia inicial algo concreto e de relevância a sociedade”, completou Gioavanna.

E, no fim, o que sobra, para acadêmicos e docentes, é o orgulho de ter seu trabalho reconhecido por revistas científicas. “A sensação é de grande orgulho, por poder contribuir de alguma forma com a pesquisa, e por enaltecer a nossa fruta do cerrado. Somos muito ricos em questão de diversidade com nossa fauna e é um prazer para mim poder contribuir dessa forma”, finalizou Kassia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento