No Dia Mundial do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro, o impacto transformador dessa prática se destaca. Mais do que doar tempo e habilidades, o voluntariado promove crescimento pessoal, abre portas no mercado de trabalho e amplia a compreensão sobre a diversidade cultural e social.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, revelam que em 2022, 7,3 milhões de brasileiros, cerca de 4,2% da população, dedicaram-se ao trabalho voluntário, com uma média de 6,6 horas semanais. Além disso, 86,4% dessas pessoas atuaram por meio de organizações, evidenciando o papel fundamental de instituições na promoção do voluntariado.
Isabelle Carolina Basualdo Pedreira é um exemplo inspirador de como o voluntariado pode impactar vidas. Médica formada pela UFMS, hoje atuando em Dourados (MS), Isabelle tem uma trajetória marcada por ações sociais no Pantanal Sul-Mato-Grossense, em Guiné-Bissau e no Benim, onde residiu por um ano.
"Acredito que o voluntariado transforma o ser humano. Quando nos abrimos a essas experiências, percebemos outras realidades e desafios, como o fato de que um terço da humanidade não faz três refeições por dia ou não tem acesso à água potável. Essas experiências ampliam nossas perspectivas e nos ajudam a valorizar o que temos", reflete Isabelle.
Ela destaca, ainda, os aprendizados adquiridos ao lidar com diferenças culturais: "Na África, precisei reaprender muitas coisas, como entender que a linguagem de afeto varia entre as culturas. Lá, um abraço, por exemplo, não é interpretado como demonstração de carinho, mas isso não significa ausência de amor ou gratidão."
Isabelle acredita que o voluntariado ensina a aceitar as limitações humanas e a focar na redução do sofrimento. "Hoje, vejo meu trabalho como uma forma de minimizar os danos, trazer felicidade e aliviar o fardo das pessoas. Isso vale para todas as relações humanas. Quando entendemos as limitações do outro, evitamos frustrações e cultivamos empatia."
No Brasil, o trabalho voluntário cresceu em todas as regiões entre 2019 e 2022, com destaque para o Centro-Oeste. Essa prática, além de beneficiar a sociedade, oferece aos voluntários habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho, como empatia, liderança e capacidade de resolver problemas.
Neste Dia Mundial do Voluntariado, histórias como a de Isabelle nos lembram da importância de doar tempo e talento para transformar vidas e construir um futuro mais solidário.
Serviço: Dia do Voluntariado
Data: 05/12/2024
Entrevistada: Isabelle Carolina Basualdo Pedreira
Jefferson Braun
Assessor de Imprensa IASD
(67) 99633-1828
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar