Menu
BANNER IMPRESSORAS
quinta, 30 de junho de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
RELIGIÃO NOS PRESÍDIOS

Agepen define novas regras para assistência religiosa em unidades prisionais

3 Mai 2022 - 08h33Por Portal do MS

Normativa publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (2) traz novos procedimentos para a realização da assistência religiosa em unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

O novo regramento modifica o quantitativo de agentes religiosos autorizados a adentrarem nas unidades prisionais, bem como estabelece prazo para a realização de eventos religiosos e normatiza revista pessoal eletrônica e de instrumentos musicais.

De acordo com as alterações publicadas, cada instituição religiosa poderá adentrar, por dia e horário, com no máximo cinco agentes religiosos.

Outra alteração apresentada é que a instituição que desejar realizar evento religioso em dia ou horário diferente daquele previsto para prestação de assistência religiosa voluntária, deverá solicitar autorização com antecedência mínima de sete dias úteis.

A solicitação citada deve ser feita pelo representante legal, ou responsável pela instituição religiosa, diretamente ao diretor do presídio, com autorização de, no máximo, 10 membros.

A Portaria estabelece, ainda, que a apresentação do "Cartão de Agente Religioso" não isenta da revista pessoal eletrônica, cabendo ao diretor da unidade prisional ou o servidor responsável determinar o meio possível, conforme a realidade de cada local.

A Agepen destaca também que é obrigatória a vistoria de segurança em instrumentos musicais, caixa de som e outros itens levados pelos agentes religiosos.

Além disso, "caberá ao diretor-presidente da agência penitenciária deliberar sobre os casos omissos na aplicação desta Portaria."

A alteração da Portaria Agepen Nº 023, de 11 de setembro de 2018 pode ser conferida no diário oficial de hoje, a partir na página 21. Clique aqui.

Keila Oliveira, Agepen
Foto: Divulgação

Leia Também

LIÇÕES DA BIBLIA
Uma promessa para a jornada
LIÇÕES DA BIBLIA
Desvio inesperado 2: a mesa rodeada
LIÇÕES DA BIBLIA
Desvio inesperado 1: o vale
LIÇÕES DA BIBLIA
Locais na jornada
LIÇÕES DA BIBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BIBLIA
A esperança da terra prometida
LIÇÕES DA BIBLIA
Jacó abençoa seus filhos
LIÇÕES DA BIBLIA
Jacó abençoa os filhos de José
Jacó se estabelece no Egito
Segunda, 20 de Junho de 2022 (LIÇÕES DA BÍBLIA) com Pr Stina
LIÇÕES DA BIBLIA
Estudo adicional