O Brasil se prepara para enfrentar um período de tempo severo nos próximos dias, com a previsão da formação de três ciclones extratropicais no Atlântico Sul entre 16 e 19 de novembro. A sequência de sistemas meteorológicos promete trazer dias de forte instabilidade, com ventos intensos, chuvas volumosas, brusca queda de temperatura e risco de danos em áreas urbanas e rurais.
De acordo com os institutos de meteorologia, o primeiro ciclone deve se formar já no dia 16 de novembro, associado a uma frente fria que avança rapidamente pelo litoral. Esse sistema deve impactar principalmente São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, provocando chuvas intensas e mudanças bruscas nas condições do tempo.
Na sequência, o segundo ciclone tende a ganhar força no dia 19, atingindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com ele, aumentam as chances de temporais, rajadas de vento acima de 80 km/h e risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O terceiro sistema, ainda em monitoramento, pode se desenvolver no final de novembro. Caso se confirme, reforçará o avanço de novas frentes frias, prolongando o período de instabilidade e mantendo a atmosfera propícia para eventos climáticos extremos.

Entre as principais consequências esperadas estão:
- Chuvas intensas e persistentes, com risco de alagamentos e enxurradas em áreas urbanas;
- Deslizamentos de terra em regiões de encosta, devido ao solo encharcado;
- Ventos fortes, capazes de causar danos estruturais e comprometer o fornecimento de energia;
- Queda repentina de temperatura, especialmente no Sul e Sudeste;
- Impactos na mobilidade urbana e nos transportes, além de possíveis interrupções em serviços essenciais.

Meteorologistas alertam que o atual período de transição da primavera é propício à formação de sistemas mais intensos, resultado do contraste entre massas de ar quente e frio.
A orientação para a população é clara: acompanhar os boletins meteorológicos oficiais, evitar áreas de risco e redobrar a atenção durante a passagem dos ciclones. A Defesa Civil e os órgãos de monitoramento permanecem em alerta para atuar diante de qualquer emergência.

Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
Energia Solar
VOCÊ TEM ENERGIA SOLAR? SE TEM, SABE SE O SEU SISTEMA ESTÁ GERANDO O QUE DEVERIA?
Ajude
Família pede ajuda após criança ser internada e aguardar transferência para atendimento especializad
Homem que havia sido dado como desaparecido no Rio Dourado em Fátima do Sul é encontrado em casa
Bodas de Rubi
Cida e Ademar celebram 45 anos de uma história de amor, união e companheirismo
PALESTRA EM JATEÍ
Procuradora Especial da Mulher leva sua história de superação para dentro presídio feminino de Jateí
Mais Lidas
AjudeFamília pede ajuda após criança ser internada e aguardar transferência para atendimento especializad
POLICIALAmigas foram torturadas por 5h em julgamento do 'Tribunal do Crime' em MS
FEIRA DE VICENTINAFeira de sexta em Vicentina tem opções de consumo nas bancas e viola caipira no palco
ASSASSINATOHomem de 48 anos é assassinado a tiros na Vila Cachoeirinha
SUINOCULTURA

Foto: Central da Notícia