Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
sábado, 13 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

SES entrega celulares e lança nova funcionalidade do E-Visit@ em Ponta Porã

6 Jun 2025 - 08h49Por Danubia Karinni Burema de Sousa

Município é o primeiro do Estado a testar ferramenta que amplia registro de focos do Aedes

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) lançou uma nova funcionalidade do sistema E-Visit@, que agora permite aos agentes de combate a endemias registrar, em tempo real, locais públicos com risco para o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti. Ponta Porã é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a testar a novidade.

Com a nova ferramenta, os agentes poderão identificar depósitos em áreas públicas — como ruas, praças e terrenos baldios — que não estejam vinculados a domicílios específicos. No momento da notificação, será possível coletar fotos do local, registrar a coordenada geográfica via GPS, descrever as condições encontradas e informar o endereço exato do ponto de risco. Esses dados alimentam diretamente a base do E-Visit@, permitindo o mapeamento inteligente de focos e a atuação estratégica por parte das gestões municipais.

“Com essa nova funcionalidade do E-Visit@, os agentes poderão notificar automaticamente depósitos públicos — como bueiros, bocas de lobo e chafarizes — que estejam obstruídos ou em más condições. Essas informações são enviadas em tempo real às autoridades competentes, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz. Nosso primeiro parceiro nessa iniciativa é a Sanesul, já que muitas dessas ocorrências são de responsabilidade da empresa. A integração entre as plataformas públicas é essencial para garantir soluções ágeis e proteger a saúde da população”, detalha o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola.

Para viabilizar essa atualização, a SES entregou oficialmente novos celulares aos agentes na tarde desta segunda-feira (2), no Paço Municipal de Ponta Porã. A entrega dos dispositivos foi necessária tanto para substituir os antigos quanto para atender ao aumento do número de agentes na cidade.

MS como referência no uso da tecnologia para salvar vidas

O Governo do Estado investe continuamente na modernização tecnológica da saúde pública. Com R$ 14,5 milhões destinados à Atenção Primária, já foram entregues cerca de mil aparelhos celulares a 63 municípios, além da oferta de linhas de dados e incentivo de produtividade no valor de R$ 988,40 mensais para cerca de 2 mil agentes em campo.

Em 2024, mais de 5,8 milhões de visitas domiciliares foram realizadas por meio da plataforma E-Visit@ Endemias, desenvolvida pela própria SES. A meta para 2025 é ainda mais ambiciosa: alcançar 7,6 milhões de visitas e 95% de cobertura dos imóveis cadastrados.

“Com a modernização, ampliamos o acesso dos municípios a ferramentas digitais que tornam a vigilância mais ágil e eficaz. A tecnologia permite respostas rápidas a riscos sanitários e fortalece o combate às doenças endêmicas”, afirma Marcos Espíndola.

Reconhecido nacionalmente, o sistema já é utilizado em estados como o Distrito Federal e Pernambuco, e está em processo de implantação no Mato Grosso, Piauí e Paraíba. A inovação também garantiu a Mato Grosso do Sul o 1º lugar no Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central (2020) e no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Fotos: Marcos Espíndola

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
SAUDE PUBLICA
Novo hospital de Caarapó será inaugurado nesta quinta com o governador Eduardo Riedel
Acontece Hoje: Prêmio Premier 2026 reúne destaques de Fátima do Sul e região
FÁTIMA DO SUL: Família procura pela cachorrinha Zoe Maria e pede ajuda da população
VEJA O RESULTADO DA PROMOÇÃO MÊS DAS MÃES MERCADO JULIFRAN E SAIBA QUEM SÃO OS PREMIADOS

Mais Lidas

Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
DESAPARECIDO
Você viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026