
No último domingo (19), cerca de 60 trabalhadores rurais sem-terra, integrantes da Frente Camponesa de Luta, desocuparam a Fazenda São Marcos, situada no município de Dourados, após uma intervenção do Batalhão de Choque da Polícia Militar. A propriedade, pertencente a Fernando de Barros Bumlai, filho do pecuarista José Carlos Bumlai, havia sido invadida durante a madrugada de sábado.
Contexto e Início da Ocupação
A Fazenda São Marcos, onde anteriormente funcionava a Usina São Fernando, foi alvo da ação dos sem-terra que, segundo relatos, montaram barricadas para impedir a passagem de veículos, ameaçando o gerente da fazenda, Derlei Amorim de Menezes, que tentou negociar pacificamente. A usina foi vendida em 2022 por R$ 661 milhões e encontra-se em processo de desmonte.
Intervenção Policial e Confronto
Após a recusa dos sem-terra em deixar o local, a Polícia Militar acionou o Batalhão de Choque. Com a chegada de dois pelotões, novas tentativas de negociação foram feitas, mas não obtiveram sucesso. Em resposta, os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os trabalhadores, que então pediram tempo para recolher seus pertences.
Durante a operação, foram apreendidos diversos itens, incluindo facões, foices, enxadas, “miguelitos” (tábuas com pregos), arame farpado, coquetéis molotov, fogos de artifício e galões de gasolina. De acordo com a Polícia Militar, os invasores estavam prestes a utilizar os materiais incendiários.
Retirada e Prisão
Com o apoio de veículos fornecidos pelo arrendatário da área, os sem-terra foram retirados da fazenda. Um advogado da Frente Camponesa de Luta acompanhou toda a ação. O suposto líder da invasão, um homem oriundo de Maringá (PR), foi preso, mas liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Repercussão
O caso levanta novamente questões sobre conflitos agrários no Brasil e a luta pela terra. A atuação da Polícia Militar e as circunstâncias da ocupação chamam atenção para o crescente embate entre trabalhadores rurais sem-terra e grandes proprietários.
A desocupação da Fazenda São Marcos exemplifica os desafios na mediação de conflitos fundiários, destacando a necessidade de diálogo e soluções pacíficas para evitar confrontos e garantir os direitos de todas as partes envolvidas.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Inauguração da Kymimo Kids acontece hoje em Fátima do Sul com muitas promoções e novidades

Fátima do Sul recebe a Kymimo Kids: Nova loja com o melhor do vestuário infanto-juvenil e muito mais

Homem agride ex e acaba esfaqueado

Mais de R$ 2 milhões em tênis foram apreendidos em lojas em Campo Grande (Vídeo)

Idoso morre horas após sofrer acidente na BR-163, em Bandeirantes
Mais Lidas

Você paga aluguel? A Nunes Empreendimentos tem a solução, faça igual o casal Éden e Letícia

Irmãos gêmeos perdem a vida em lago

Luto oficial em Jateí de três dias pelo falecimento do Inspetor Aposentado da Polícia Civil, Braz

Investigação revela premeditação em feminicídio de Karina Corim (Vídeo)
