Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 10 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Quase um caso por dia: SES reforça ações de diagnóstico e combate à hanseníase em MS

16 Jun 2025 - 07h42Por Danubia Karinni Burema de Sousa

Projeto Sasakawa promove formação de agentes e profissionais da saúde para diagnóstico precoce, acolhimento e enfrentamento ao estigma

Com quase um novo caso de hanseníase registrado por dia em Mato Grosso do Sul no último ano, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) está promovendo uma série de capacitações para reforçar o enfrentamento da doença na Atenção Primária. As ações integram o Projeto Sasakawa e têm como foco a qualificação de ACs (Agentes Comunitários de Saúde) e profissionais das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Três Lagoas e da Região Leste do estado.

A primeira etapa foi realizada entre os dias 10 e 13 de junho com a participação de 150 ACS de Três Lagoas, em duas turmas. O conteúdo abordou sinais e sintomas da hanseníase, estratégias de busca ativa de contatos, acolhimento dos casos e combate ao estigma.

“A atuação dos agentes comunitários é essencial para a identificação precoce e o acolhimento das pessoas com hanseníase. São eles que abrem portas, levam informação correta e ajudam a romper o ciclo do preconceito”, destacou Fabiana Nunes Pisano, enfermeira e consultora técnica da Gerência Estadual de Hanseníase e Tuberculose da SES.

A próxima etapa está marcada para os dias 24 a 26 de junho, com capacitação voltada a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas das unidades de saúde de Três Lagoas e dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria. O objetivo é aprimorar o diagnóstico clínico, o manejo das reações hansênicas, a ANS (Avaliação Neurológica Simplificada) e o acompanhamento dos pacientes.

As ações contam com o apoio técnico da CGHDE/DEDT/SVSA/MS (Coordenação Geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde). Participaram da primeira etapa a coordenadora substituta Jurema Guerrieri Brandão e a consultora técnica Laís Sevilha, junto com Fabiana Pisano, contribuindo para a formação das equipes locais.

Hanseníase: conhecer e cuidar, de janeiro a janeiro!

A SES mantém convênio com o Hospital São Julião voltado para o enfrentamento da hanseníase em MS. A parceria prevê ações de matriciamento, com o hospital atuando como suporte técnico permanente às unidades de Atenção Primária à Saúde. O objetivo é fortalecer as ações educativas e de vigilância em saúde desenvolvidas pelo Hospital São Julião em todo o estado.

Em 2024, Mato Grosso do Sul registrou 324 novos casos de hanseníase, contra 275 em 2023. A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, com alto potencial incapacitante. Ao atingir os nervos periféricos, pode causar perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e toque.

O diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento contínuo são fundamentais para evitar sequelas e interromper a cadeia de transmissão. A Hanseníase tem cura e tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) disponibilizado nas unidades de saúde.

 

Danúbia Burema, Comunicação SES

Fotos: Divulgação

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs
Imagem Ilustrativa
Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
Pantanal terá plano de fortalecimento em Mato Grosso do Sul para todas as cadeias pecuárias
Finalista em prêmio nacional, MS Ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípi
Com afeto e conhecimento, Universidade da Maturidade da UEMS transforma a vida de pessoas 45+ em MS

Mais Lidas

POLÍCIA CIVIL DE FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - NÃO RESISTIU
NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul
Órgãos da menor foram doados pela família / Rede socialTRISTE NOTÍCIA
Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
Cb image default Hélio Fuliotto Neto, de 11 anos, foi encontrado sem vida na região do Naturafrig - Imagem: ReproduçãoTRISTE NOTÍCIA
Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
FOTOS: DETRAN/MSLEILÃO DETRAN/MS
Novo LEILÃO do Detran-MS tem Corsa Classic com lance inicial de R$ 3.545, veja como PARTICIPAR