Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 7 de agosto de 2026
JATEÍ PREFEITURA AGOSTO 2026
Busca
Busca
Região

Primeira turma do Empretec Indígena de 2025 é formada na Aldeia Paraguassu, em Paranhos

28 Out 2025 - 15h08Por Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil

No último sábado (25), a Aldeia Paraguassu, em Paranhos, sediou a formação da primeira turma do Empretec Indígena de 2025, uma iniciativa que tem transformado a maneira como comunidades indígenas encaram o empreendedorismo e a geração de renda.

 

O projeto é resultado de uma parceria entre a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Paranhos, e tem como propósito fortalecer a economia local por meio do empoderamento e da autonomia empreendedora.

Edivânia com o troféu de conclusão do Empretec em mãos.

Durante seis dias de imersão intensiva, os participantes vivenciaram atividades práticas e reflexivas, voltadas ao desenvolvimento de comportamentos e habilidades empreendedoras, com foco em iniciativas sustentáveis e no fortalecimento das cadeias produtivas locais, especialmente no artesanato e na produção comunitária.

 

Para Edivânia Veras, aluna do Empretec Indígena em Paranhos, o seminário mostrou como o empreendedorismo pode fazer parte da comunidade.

 

“No começo não entendíamos muito bem o que era. Eu não enxergava nada, não tinha objetivo para a vida, comentei isso com os professores, estava me sentindo no escuro. Depois, o Empretec abriu os meus olhos, me fez colocar uma meta para chegar no meu objetivo, e mesmo com as dificuldades que podem aparecer, nunca desanimar diante de um desafio”, descreve.

 

O Empretec Indígena tem sido acompanhado de perto pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, pasta vinculada à SEC. À frente da pauta, o subsecretário Fernando Souza conta com empolgação a mudança nas comunidades. Em Paranhos, por exemplo, o aproveitamento foi de 100% de todas as pessoas selecionadas, e que apresentaram ótimos resultados.

Em Paranhos, todos os candidatos selecionados concluíram o Empretec e saíram com o certificado.

“O Empretec é uma iniciativa que vem potencializar aquelas ideias tímidas que já tínhamos dentro do nosso território, além de trazer descobertas. Com o seminário, novos empreendedores têm surgido, novas ideias têm sido lançadas, e a gente vê o resultado disso na empolgação das pessoas, que antes nem tinham sonhos, mas voltaram a sonhar, a acreditar. Então, além de mudar radicalmente a vida dessas pessoas e de suas famílias, com certeza vai impactar na vida da comunidade, do município onde está esse território, no sentido de promover dignidade, qualidade de vida, autonomia e cidadania”, narra.

 

O Empretec Indígena é uma adaptação do tradicional seminário Empretec, metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovida no Brasil pelo Sebrae. A versão voltada aos povos indígenas foi criada para atender às especificidades culturais e sociais das comunidades, respeitando seus modos de vida e fortalecendo seus projetos econômicos.

 

Entre os principais objetivos do programa estão o fortalecimento da economia local, o empoderamento das mulheres indígenas, o desenvolvimento de comportamentos empreendedores e a geração de renda e autonomia para famílias e comunidades.

Em 2025, seis Empretecs serão realizados em MS, fruto da parceria do Governo do Estado com o Sebrae.

Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a parceria entre a Secretaria de Estado de Cidadania e o Sebrae fortalece o empreendedorismo como ferramenta de inclusão produtiva e transformação social. Sandra Amarilha ainda reforça que essa colaboração já resultou na realização do primeiro curso Empretec indígena do Brasil, no ano passado, e, em novembro de 2025, serão promovidos novos Empretecs voltados a comunidades indígenas, além do primeiro destinado a uma comunidade quilombola de Mato Grosso do Sul.

 

“O Empretec é um curso intensivo que desenvolve habilidades empreendedoras, preparando os participantes para enfrentar desafios e identificarem oportunidades de negócios. Essa iniciativa evidencia como a parceria entre poder público e iniciativa privada pode gerar inclusão produtiva e impactos positivos para diferentes comunidades e perfis de empreendedores”, declara a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

 

Com o sucesso da turma de Paranhos, o programa reforça seu compromisso com a inclusão produtiva e a valorização dos saberes tradicionais, mostrando que o empreendedorismo também pode ser um caminho para a autonomia e o fortalecimento cultural dos povos indígenas.

 

O Empretec Indígena está passando pela aldeia Marangatu, no município de Antônio João, e posteriormente seguirá para Dourados, entre os dias 10 a 15 de novembro, na aldeia Jaguapiru; e em Nioaque, nos dias 17 a 22 de novembro. Em dezembro, o Empretec Indígena chegará a Miranda, nos dias 1º a 6.

 

Já a primeira edição do Empretec Quilombola de Mato Grosso do Sul será no Centro Comunitário da Comunidade Quilombola Araújo e Ribeiro, município de Nioaque, entre os dias 24 e 29 de novembro.

 

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Em chamas
Incêndio em residência mobiliza moradores e autoridades no distrito de Culturama
Participe
Sunligth promoverá plantão de vendas em frente ao Sicred em Fátima do Sul nos dias 3 e 4 de Agosto
Saúde
DJ PH Freitas enfrenta câncer pela segunda vez e pede ajuda para realizar transplante de medula
Inédito
Culturamense no Globoplay e G1, Adriano Barbosa quebra barreiras e estreia na TV
Neymar marca o gol da redenção mas Brasil perde para a Noruega e é elininada na Copa do Mundo

Mais Lidas

ALERTA TEMPESTADE
Alerta de tempestade atinge Fátima do Sul e 54 municípios de MS
MAIS FRIO
Frio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval
COMOÇÃO
Morte de estudante em acidente causa grande comoção em cidade de MS
QUATRO VITIMAS FATAIS
Sete Quedas decreta luto oficial e cidades vizinhas lamentam mortes em acidente na MS-156
FOTO: ASSESSORIA - VISITA NA ACIFASFÁTIMA DO SUL - VISITA E PROJETOS
Carlos Bernardo discute retomada do protagonismo educacional e geração de empregos em Fátima do Sul