Um líder religioso de 63 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (11) por estupro de vulnerável contra mulheres e adolescentes praticantes da religião. O homem exerce função religiosa de pai de santo em um centro de umbanda, em Campo Grande.
Em interrogatório, o líder religioso afirmou que, quando está “trabalhando com a entidade”, sua incorporação é “totalmente apagada” e, por isso, não teria conhecimento do que fazia nesse estado.
Os abusos chegaram ao conhecimento da Polícia Civil em novembro de 2025, quando uma das vítimas relatou ter sido abusada sexualmente pelo pai de santo quando tinha apenas 12 anos. Segundo o depoimento, o homem alegava incorporar uma entidade espiritual e, dizendo realizar trabalhos espirituais, praticava os abusos.
Além dessa vítima, outras duas relataram ocorrências semelhantes e mais duas investigações estão em andamento. O Poder Judiciário decretou medida cautelar de prisão e o preso foi conduzido à sede da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), onde foi formalizada a prisão.
Disse que estava incorporado
Em interrogatório, o líder religioso afirmou que, por estar “trabalhando com a entidade”, sua incorporação é “totalmente apagada” e, então, não se lembra do que faz. Essa versão será confrontada com os demais elementos de prova colhidos no inquérito policial.
A conduta do pai de santo foi enquadrada no Artigo 217-A, caput, combinado com o Artigo 226, inciso II, ambos do Código Penal, que tipifica o crime de estupro de vulnerável e estabelece o aumento de pena em razão do exercício de autoridade sobre a vítima (líder religioso).
Segundo a Polícia Civil, no centro espiritual foi encontrada uma espingarda sem a documentação necessária. Assim, ele também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Caso semelhante
Outro pai de santo foi acusado de drogar e abusar sexualmente de três jovens em um terreiro. Ele foi denunciado por outros dois menores de idade em julho de 2025. Segundo o boletim de ocorrência, o religioso teria ameaçado uma jovem após ela passar a frequentar outro terreiro.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
SAUDE PUBLICA
Novo hospital de Caarapó será inaugurado nesta quinta com o governador Eduardo Riedel
Acontece Hoje: Prêmio Premier 2026 reúne destaques de Fátima do Sul e região
FÁTIMA DO SUL: Família procura pela cachorrinha Zoe Maria e pede ajuda da população
VEJA O RESULTADO DA PROMOÇÃO MÊS DAS MÃES MERCADO JULIFRAN E SAIBA QUEM SÃO OS PREMIADOS
Mais Lidas
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBYElizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
RegiãoA Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
DESAPARECIDOVocê viu? Família procura por Leandro, desaparecido há mais de 15 dias no MS
COPA DO MUNDO 2026


Líder religioso de 63 anos foi preso. (Foto: Polícia Civil)