Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de agosto de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Novembro Roxo: HRMS reforça importância da prevenção e dos cuidados com a prematuridade

11 Nov 2025 - 08h37Por Danubia Karinni Burema de Sousa

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a prematuridade, a principal causa de mortalidade infantil no mundo. No Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência em gestação de alto risco e atendimento neonatal, a campanha Novembro Roxo ganha destaque com uma série de atividades voltadas a profissionais, famílias e à comunidade.

 

Neste ano, o tema mundial da campanha é “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”. A mensagem reforça a importância de oferecer aos bebês que nascem antes do tempo um cuidado especializado, humanizado e contínuo, desde as primeiras horas após o nascimento até o acompanhamento nos primeiros anos de vida.

 

A médica Bianca Stavis Conte, responsável pela UTI Neonatal do HRMS, destaca que a maior parte dos casos de parto prematuro pode ser evitada com um pré-natal de qualidade e acompanhamento adequado da gestação.

 

“Muitas causas da prematuridade estão ligadas a fatores que podem ser identificados precocemente. Um pré-natal bem feito permite detectar riscos, orientar a gestante e intervir a tempo. Além disso, hábitos saudáveis e o controle de doenças como hipertensão e diabetes gestacional fazem toda a diferença”, explica Bianca.

 

A prematuridade é a principal causa de mortalidade em crianças menores de 5 anos. Bebês prematuros são aqueles que nascem antes de 37 semanas de gestação.

 

Além da assistência de referência, o HRMS também é credenciado como Hospital Amigo da Criança (IHAC) — título concedido pelo Ministério da Saúde às instituições que promovem o aleitamento materno e o vínculo entre mãe e bebê desde o nascimento.

Durante todo o mês, o hospital realiza atividades educativas e ações de acolhimento às famílias, promovendo a conscientização sobre o cuidado com o recém-nascido prematuro. Nesta semana, as mães participaram de uma atividade especial conduzida pela equipe de Terapia Ocupacional, com apoio da Psicologia e da Educação Física, durante as atividades do Grupo de Conscientização Corporal e Relaxamento — um momento de escuta, troca e bem-estar.

 

Segundo a enfermeira Ana Carolina P. A. Oliveira, que coordena as ações do Novembro Roxo no HRMS, a campanha vai além da conscientização — é também uma forma de celebrar a vida e o trabalho das equipes multiprofissionais.

 

“Cada bebê que sobrevive à prematuridade é uma vitória que envolve uma equipe multiprofissional e, principalmente, a família. O Novembro Roxo nos lembra da importância do cuidado integral, do acolhimento e do afeto como parte da recuperação”, ressalta Ana Carolina.

 

No dia 26, a partir das 9h, acontece um reencontro dos bebês prematuros que estiveram internados no HRMS e suas famílias. Já o encerramento da programação do Novembro Roxo acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, com o Curso de Sensibilização do Método Canguru, também no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Dia da Prematuridade

 

Neste ano, o Dia da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, ganha ainda mais força com a Lei nº 15.198/2025, sancionada no mês de setembro. A nova legislação institui oficialmente o Dia Nacional da Prematuridade, a Semana da Prematuridade e o Novembro Roxo em todo o território nacional.

 

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Fotos internas: Patrícia Belarmino

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Em chamas
Incêndio em residência mobiliza moradores e autoridades no distrito de Culturama
Participe
Sunligth promoverá plantão de vendas em frente ao Sicred em Fátima do Sul nos dias 3 e 4 de Agosto
Saúde
DJ PH Freitas enfrenta câncer pela segunda vez e pede ajuda para realizar transplante de medula
Inédito
Culturamense no Globoplay e G1, Adriano Barbosa quebra barreiras e estreia na TV
Neymar marca o gol da redenção mas Brasil perde para a Noruega e é elininada na Copa do Mundo

Mais Lidas

Ônibus do transporte escolar envolvido no acidente com a bicicleta elétrica em Anastácio (Foto: O Pantaneiro)ACIDENTE FATAL
Avô que levava neta em bicicleta elétrica morre após acidente com ônibus
FENOMENO DA NATUREZA
MS tem área mais suscetível a tornados e El Niño acende alerta
PROCURADO
Polícia divulga retrato falado e pede ajuda para identificar suspeito de crime sexual em MS
VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Mãe de aluna agride adolescente durante briga na saída de escola no MS (vídeo)
CRIME ORGANIZADO
Operação contra o crime organizado apreende dezenas de veículos e prende 16 pessoas