Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 6 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo do Estado e Judiciário se unem em defesa da mulher, criança, adolescente e da pessoa idosa

30 Jan 2025 - 17h16Por Alexandre Carvalho Gonzaga

Foi dado mais um passo para criar um espaço dedicado ao atendimento de casos de violação dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes e idosos, oferecendo um atendimento humanizado, interinstitucional e multiprofissional.

Hoje (30) pela manhã, o governador Eduardo Riedel e o presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Sérgio Fernandes Martins, acompanhado de secretários e secretárias estaduais, parlamentares e representantes do Judiciário e do executivo federal, participaram do lançamento da pedra fundamental do prédio que será construído o novo Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso.

O projeto será executado em parceria com o Governo do Estado e com a colaboração do Governo Federal, sendo administrado pela Sejusp.(Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e prevê a transferência de R$ 10 milhões do Governo do Estado para a execução da obra.

O novo fórum será construído atrás da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jardim Imá, em Campo Grande, em um terreno de 5.440 m². Com área construída de aproximadamente 1.500 m², o espaço deverá abrigar as varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e serviços judiciais voltados à infância e adolescência, além do Centro Integrado da Infância e Adolescência.

Em discurso, o governador Eduardo Riedel destacou que o equipamento representa um espaço em defesa da sociedade e que compõe uma rede de proteção a mulheres, crianças e idosos, vítimas de injustiça.

"Apenas no Estado de Mato Grosso do Sul, os números são preocupantes e ao revelá-los expõem a fragilidade. E a rede de proteção funciona denunciando, desnundando uma realidade que nós temos que buscar uma solução e esse projeto é parte dela", acrescentou.

O presidente do TJMS afirmou que o projeto representa um grande passo na melhoria da prestação jurisdicional em Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso do Judiciário com as mulheres, as crianças e adolescentes sul-mato-grossenses. A expectativa é que o novo fórum seja concluído até o final de 2026, criando um espaço essencial para o avanço do sistema judiciário no Estado.

“Estamos dando um passo histórico importante para transformar a prestação de serviço jurisdicional para aqueles que sofrem na pele as injustiças cotidianas, na maioria dos casos escondidas dos olhos do público, sem ter uma estrutura que possam os proteger e acolher”, ressaltou o magistrado.

Em agosto do ano passado, o Governo do Estado e Judiciário lançaram a campanha #TodosPorElas, uma iniciativa que visa promover a igualdade de gênero e fortalecer o combate à violência contra as mulheres. O projeto já conta com a adesão de mais de 100 organizações e aproximadamente 10 mil pessoas.

Esta semana, também a Sejusp e o TJMS disponibilizam o 'Monitor da Violência Contra a Mulher', ferramenta importante para nortear ações preventivas e repressivas no enfrentamento à violência de gênero, bem como fomentar políticas públicas e subsidiar produção de conhecimento e pesquisa para o Sistema de Justiça e comunidade acadêmica.

A construção do novo Fórum foi planejada para abrigar seis Varas judiciais, com uma estrutura completa que incluirá salas de audiência, assessoria e depoimento especial, Núcleo Psicossocial e salas multiuso com banheiros acessíveis, bem como outras dependências que garantirão o atendimento adequado às vítimas. E a expectativa é que o novo fórum seja concluído até o final de 2026.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Grave colisão na MS-376 entre Ivinhema e Deodápolis tira a vida de motociclista
Imagem Ilustrativa / Wesley Ortiz/Arquivo  Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/campo-grande/jovem-e-baleado-em-tentativa-de-latrocinio-no-centro-de-campo-grande/221265/
Jovem reage e acaba baleado em tentativa de latrocínio
'MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila' inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos
Em abril foram abertas 1.118 novas empresas em Mato Grosso do Sul, maior número para o mês
Governo de Mato Grosso do Sul firma contrato para recapeamento em Paranaíba

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
ACIDENTE FATAL
Grave colisão na MS-376 entre Ivinhema e Deodápolis tira a vida de motociclista
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - SAÚDE DE QUALIDADE
Especialidades médicas: Atenção em saúde garante atendimento humanizado em Vicentina
HOSPITAL DA VIDA - VÍTIMA FATAL  Ex-servidor da Receita Federal morre após acidente de trânsito em Dourados 05 maio 2025 - 07h44Por Cristina Nunes e Osvaldo Duarte  As causas do acidente ainda estão sendo apuradas - Crédito: Arquivo/Dourados NewsACIDENTE FATAL
Ex-servidor da Receita Federal morre após acidente de trânsito em Dourados