O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), deu um importante passo na consolidação da política de integração cultural sul-americana durante a 1ª Bienal Pantanal, assinando o Protocolo de Intenções do projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos”, em parceria com a Biblioteca Nacional do Paraguai.
A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio literário entre os dois países, com ações de tradução, publicação, distribuição e lançamento de obras de autores sul-mato-grossenses e paraguaios. O projeto também prevê a realização de eventos literários nos dois territórios, estimulando o diálogo cultural e fortalecendo o papel da literatura como instrumento de integração e identidade regional.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, ressaltou que a assinatura do protocolo representa mais uma ação concreta do Governo do Estado na valorização da cultura e na construção de pontes com países vizinhos.
“O Governo de Mato Grosso do Sul tem investido em políticas públicas que ampliam a visibilidade da nossa produção artística e literária. Este protocolo é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a cultura como vetor de desenvolvimento e diplomacia cultural. A Bienal Pantanal foi o cenário ideal para consolidar essa parceria, que certamente trará frutos duradouros”, destacou.
O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Laércio Alves de Carvalho, enfatizou o papel da UEMS na formação e difusão do conhecimento produzido no Estado. “A UEMS tem uma forte atuação na pesquisa e no incentivo à literatura regional. Com essa parceria internacional, queremos transformar o que é estudado e produzido aqui em oportunidades de intercâmbio, de novas leituras e de reconhecimento mútuo entre os povos. É um orgulho fazer parte dessa iniciativa do Governo do Estado”.
Representando o Paraguai, o diretor da Biblioteca Nacional, Marco Augusto Ferreira, destacou a relevância da cooperação cultural para o fortalecimento das relações entre os dois países. “A literatura é uma ponte entre as nações. Ao nos aproximarmos por meio dos livros, reconhecemos nossa história e nossas semelhanças. Estamos muito honrados em iniciar este trabalho com Mato Grosso do Sul, que demonstra grande sensibilidade cultural”.
Com duração inicial de dois anos, o projeto “Encontros Literários: Aproximando Povos” prevê a tradução anual de obras, a contratação de profissionais da área e a realização de lançamentos bilíngues tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Paraguai.
A assinatura do protocolo reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a integração cultural e o fortalecimento da literatura regional, consolidando a Bienal Pantanal como um marco de cooperação e valorização da produção literária sul-americana.
Comunicação Setesc
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
Fé
Festa de Nossa Senhora Aparecida promete reunir fé, tradição e confraternização em Culturama
Política
Quase 483 mil eleitores não compareceram às urnas em MS no primeiro turno das Eleições 2026
Eleições 2026
Flávio Bolsonaro vence em 73 municípios de MS; Lula leva vantagem em apenas seis
urgente
Homem que faleceu em acidente entre Fátima do Sul e Dourados é identificado
Trânsito
Homem morre em acidente grave na BR-376, entre Fátima do Sul e Dourados
Mais Lidas
Fé Festa de Nossa Senhora Aparecida promete reunir fé, tradição e confraternização em Culturama
TEMPOSob alerta de tempestades, MS terá feriado chuvoso nesta segunda-feira
TRAGICO ACIDENTEMotorista morre preso às ferragens após carreta com milho tombar em rodovia de MS
ACIDENTE FATALTécnica de enfermagem morre após moto ser atingida por carro em Dourados
Urgente 

Comunicação Setesc