Com o objetivo de promover a inclusão e proporcionar experiências práticas no universo do esporte paralímpico, será realizada neste sábado (14), a partir das 8 horas, mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa. A ação é voltada a crianças e adolescentes com idades entre 7 e 20 anos, e acontece no Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), em Campo Grande.
A iniciativa é promovida pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), com organização local do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O evento é gratuito, aberto ao público e deve reunir cerca de 80 participantes da capital.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6.
Nesta edição, o festival oferecerá três modalidades: judô, paraciclismo e goalball. O principal objetivo é proporcionar o primeiro contato com o esporte adaptado, especialmente para jovens que ainda não conhecem as possibilidades oferecidas pelo paradesporto.
Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico e responsável pela organização local do evento, destaca a relevância da iniciativa.
“O festival é voltado para crianças que ainda não tiveram contato com o esporte paralímpico, oferecendo a elas a chance de descobrir que é possível praticar atividades esportivas adaptadas. Para o Estado, eventos como este são fundamentais porque podem revelar futuros atletas paralímpicos. Ao participar, a criança se sente incluída, motivada e, muitas vezes, desperta o interesse em seguir no caminho dos treinamentos e das competições”, relata Amanda.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza o caráter estratégico do evento para as políticas públicas de inclusão em Mato Grosso do Sul. “O Festival Paralímpico é mais do que uma ação esportiva, é uma ponte para a cidadania. Ao investir na inclusão de crianças com deficiência por meio do esporte, o Estado promove dignidade, visibilidade e novas possibilidades de futuro para essas famílias”.
Já o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressalta a importância da ação no processo de transformação social e pessoal dos participantes.
“Eventos como o Festival Paralímpico reforçam o compromisso do Governo do Estado com a inclusão por meio do esporte. É uma ação que acolhe, inspira e transforma vidas, principalmente das crianças que estão tendo o primeiro contato com o paradesporto. Estamos falando de oportunidades reais de desenvolvimento, não apenas esportivo, mas também pessoal, social e emocional”, explica Nuñez.
Serviço
Festival Paralímpico Loterias Caixa
Data: sábado, 14 de junho de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Ismac - R. 25 de Dezembro, 262 - Centro - Campo Grande (MS)
Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Fundesporte
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs

Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon

Pantanal terá plano de fortalecimento em Mato Grosso do Sul para todas as cadeias pecuárias

Finalista em prêmio nacional, MS Ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípi

Com afeto e conhecimento, Universidade da Maturidade da UEMS transforma a vida de pessoas 45+ em MS
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
