Em eleição realizada no auditório da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul definiu a nova composição da mesa diretora, com destaque para a eleição da vice-presidente do colegiado.
Com a substituição da defensora pública Zeliana Sabala da vice-presidência, após sua saída da coordenação do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), o Conselho convocou novas eleições conforme prevê o regimento interno. O cargo, que deve ser ocupado por uma representante do Poder Público, passou a ser exercido pela secretária-adjunta da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Carolina Nardes.
Ao assumir a vice-presidência, Ana Carolina destacou a importância de fortalecer o papel do Conselho dentro da estrutura do Governo. “Entendo que qualquer conselheira representante do poder público teria condições de ocupar esse cargo. Mas, estando hoje como secretária-adjunta da Segov, consigo acompanhar de forma transversal todas as políticas públicas implementadas no Estado e, assim, apoiar o Conselho em suas demandas junto às diversas pastas”, explicou.
Para ela, sua atuação permitirá ainda maior articulação institucional. “O Conselho recebe demandas da sociedade civil e também dos órgãos públicos. Estando na Segov, que tem uma ponte direta com os demais poderes, posso contribuir para que essas deliberações sejam encaminhadas e ganhem força dentro do Governo. Meu objetivo na vice-presidência é justamente esse: fortalecer o Conselho no diálogo institucional e no enfrentamento das desigualdades que ainda marcam a vida das mulheres sul-mato-grossenses.”
Durante a cerimônia, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou o papel estratégico do Conselho Estadual na luta pelos direitos femininos.
“O Conselho tem sido um espaço essencial de construção coletiva e escuta ativa, especialmente para as mulheres que enfrentam mais barreiras no acesso a políticas públicas, como as indígenas, quilombolas e as que vivem no meio rural. O Governo do Estado acredita na força das instituições e na importância de ampliar a participação feminina nos processos decisórios”, afirmou.
CEDM-MS
Criado em 1987, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é um órgão colegiado de caráter deliberativo, com composição paritária entre representantes do poder público estadual e da sociedade civil organizada. Atualmente, é formado por 22 conselheiras titulares e suas respectivas suplentes.
Sua missão é propor e fiscalizar políticas públicas voltadas às mulheres, assegurando a participação plena nos espaços políticos, sociais, econômicos e culturais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O Conselho segue tendo como presidente Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, representante da Marcha Mundial das Mulheres de MS.
Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
Fé
Festa de Nossa Senhora Aparecida promete reunir fé, tradição e confraternização em Culturama
Política
Quase 483 mil eleitores não compareceram às urnas em MS no primeiro turno das Eleições 2026
Eleições 2026
Flávio Bolsonaro vence em 73 municípios de MS; Lula leva vantagem em apenas seis
urgente
Homem que faleceu em acidente entre Fátima do Sul e Dourados é identificado
Trânsito
Homem morre em acidente grave na BR-376, entre Fátima do Sul e Dourados
Mais Lidas
TEMPOSob alerta de tempestades, MS terá feriado chuvoso nesta segunda-feira
Fé Festa de Nossa Senhora Aparecida promete reunir fé, tradição e confraternização em Culturama
MS 49 ANOSEm quase 5 décadas, MS multiplica moradores, rebanhos e safras
Urgente ACIDENTE FATAL NA BR-376 DEIXA UMA PESSOA MORTA ENTRE VICENTINA E FÁTIMA DO SUL
49 ANOS DE MS

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania