Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 30 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Com tecnologia e integração, Governo de MS atua para combater incêndios florestais no Pantanal

29 Abr 2025 - 08h43Por Natalia Yahn

Como parte da preparação para atuar no período de maior ocorrência de incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, o Governo do Estado reativou a operação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).

Além disso, também foi expandido o funcionamento do SCI (Sistema de Comando de Incidentes), uma ferramenta importante para planejamento e execução de ações de curto médio e longo prazo da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental), do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar), responsável pela Operação Pantanal 2025.

“O Corpo de Bombeiros passou a operar a partir do Centro Integrado de Comando e Controle. Com a proximidade da temporada de incêndio florestal, do período crítico no nosso Estado, é necessária uma integração maior entre os órgãos da Segurança Pública, Meio Ambiente, Defesa Civil e demais participantes. Ainda utilizamos a ferramenta do SCI, e assim agregar outros órgãos na nossa operação. Para que a resposta do Estado seja única, promovendo a integração, economia de recursos e principalmente, possibilitar que o socorro ou a demanda seja atendida com mais brevidade possível”, explicou o subdiretor da DPA, major Eduardo Teixeira.

O sistema, uma plataforma com dados e monitoramento das ações em campo, é utilizado desde o ano passado, e contribuiu para atuação rápida dos bombeiros e demais envolvidos no trabalho de combate ao fogo no Estado.

A atuação coordenada, além da tecnologia, envolve instituições diversas nas ações de prevenção e resposta aos incêndios florestais no Pantanal, e outros biomas.

“A integração das equipes no CICC permite que a gente opere com eficiência, especialmente na parte do monitoramento das ocorrências, na resposta e responsabilização. E também é um centro de decisões para o que é necessário, de uma maneira logística eficiente e com os recursos que serão úteis em cada local. A gente agrega diversos conhecimentos, tanto do Corpo de Bombeiros como do órgão ambiental, Defesa Civil e das polícias Militar, Civil e a própria Coordenadoria de Perícias, quando for o caso”, explicou o major Teixeira.

As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para monitoramento dos biomas e ações efetivas de combate a incêndios florestais contribuem de forma decisiva na preservação ambiental.

Com planejamento e organização para a Operação Pantanal 2025, equipes do Corpo de Bombeiros, desde março, já iniciaram o trabalho de formação de brigadas e avaliação de áreas para instalação das bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense.

Bases avançadas

Em paralelo ao trabalho preventivo – com orientação e educação ambiental –, também serão instaladas bases avançadas, de combate aos incêndios florestais, na região pantaneira, para facilitar o deslocamento das equipes e a resposta no controle das chamas, especialmente em áreas de difícil acesso.

Com atuação planejada e organizada, o Corpo de Bombeiros desenvolve importante trabalho nas ações de controle e combate a incêndios florestais em todo o Estado. O apoio de diversas tecnologias contribui para a pronta resposta e efetiva extinção de focos – especialmente no Pantanal.

 

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Plantão
Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos
Momento em que o caseiro chega à delegacia de Deodápolis; Foto: Ligado Na Notícia DEODÁPOLIS - CRIME
Acusado de matar produtor rural é preso em Deodápolis
ABRIL VERMELHO
Integrantes do MST voltam a bloquear trecho de rodovia em MS
Morre um dos trabalhadores feridos no acidente com ônibus na MS-436
Porto Geral de Corumbá será o grande palco de atrações nacionais no Festival América do Sul

Mais Lidas

FATIMASSULENSES TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior
INSS - IMAGEM:  Rafa Neddermeyer/Agência BrasilCONCURSO INSS 2025
Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil
Neto Coelho morre durante a Driver Cup 2025 após acidente em pista molhada. Em 2024, venceu provas de 1 e 2 milhas atingindo 341 km/h. - (Foto: arquivo pessoal)TRAGÉDIA
Pecuarista morre em acidente durante prova de velocidade
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Frente fria chegando e vai derrubar as temperaturas podendo chegar a 11°C, veja na previsão
PLANTÃO POLICIAL - DEODÁPOLIS- CRIME
CRIME: Produtor rural é morto com tiro na cabeça em fazenda de Deodápolis