Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 13 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

Com estratégias integradas e inovações, SES realiza 1° Simpósio de Enfrentamento à Chikungunya em Ma

5 Jul 2025 - 07h00Por Helton Davis Luzardo Souza

O encontro visa compartilhar as experiências bem-sucedidas do Estado que se tornaram um diferencial em nível nacional.

 

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou nesta sexta-feira (04) o 1º Simpósio de Chikungunya, no Bioparque do Pantanal em Campo Grande. O evento tem como tema central ‘Chikungunya em Foco: Estratégias Integradas e Inovações no Enfrentamento’, reunindo especialistas e gestores da saúde para compartilhar experiências, discutir desafios e fortalecer as ações de vigilância, manejo clínico e cuidado integral aos pacientes acometidos pela doença.

O simpósio tem como objetivo promover o alinhamento de estratégias clínicas e intersetoriais no manejo da doença, especialmente em relação aos casos crônicos, que demandam atenção especializada e práticas integrativas.

“Este ano Mato Grosso do Sul tem enfrentado um aumento significativo de casos em várias cidades. É essencial que os municípios com alta incidência, dialoguem e compartilhem suas realidades, pois essa troca de informações é vital para organizarmos uma resposta conjunta e eficaz. O Governo do Estado tem buscado uma articulação próxima com os municípios, enviando equipes da SES para oferecer apoio técnico, reunir-se com prefeitos e Câmaras Municipais, e fortalecer a capacidade local de combate a surtos e situações de crise”, ressalta a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone.

Coordenadora de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener.

A gerente técnica de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, destaca que o simpósio visa reforçar as estratégias do Estado e preparar a linha de frente para o manejo completo da doença. “A crescente incidência de Chikungunya em Mato Grosso do Sul exige uma resposta robusta. Nosso objetivo é capacitar os profissionais na gestão das fases aguda e crônica da Chikungunya, incluindo o tratamento das dores crônicas, e abordar os impactos sociais e econômicos. Queremos garantir que essas estratégias cheguem diretamente à ponta, oferecendo uma resolutividade eficaz para nossos pacientes”, afirma a coordenadora.

Para a especialista em Serviços de Saúde da SES e consultora técnica do Ministério da Saúde no projeto de fortalecimento do combate às arboviroses, Bianca Modafari, é fundamental a implementação de novas estratégias de enfrentamento à Chikungunya, desenvolvidas em parceria entre a SES e o Ministério da Saúde, com destaque para o papel pioneiro de Mato Grosso do Sul em diversas ações contra a doença, principalmente na detecção precoce dos casos.

“Temos uma vigilância muito ativa, o que nos permite identificar a doença em sua fase inicial. Este encontro visa compartilhar essas experiências bem-sucedidas do Estado, que se tornaram um diferencial em nível nacional. Apesar de um cenário epidemiológico de alta incidência, observamos um número de casos e óbitos controlados em comparação a outros estados que enfrentaram epidemias consideráveis. O foco da SES é o atendimento a pacientes que podem ou não desenvolver a forma crônica da doença, além de estratégias para abordar aqueles que já estão acometidos”, explica Modafari.

O encontro tem como público alvo coordenadores da Atenção Primária e Especializada / Hospitalar Municipal, da Vigilância Epidemiológica dos 79 municípios e representantes dos Núcleos Regionais de Saúde.

A programação contempla mesas-redondas com abordagens epidemiológicas, estratégias de resposta, inovações em teleconsultoria e manejo clínico da fase aguda à crônica da Chikungunya, além de práticas integrativas e reflexões sobre os impactos psicológicos da doença.

 

Helton Davis, Comunicação SES

Fotos: Helton Davis

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

MS lança 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural e convoca municípios para participarem da edição
SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs
Imagem Ilustrativa
Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
Pantanal terá plano de fortalecimento em Mato Grosso do Sul para todas as cadeias pecuárias
Finalista em prêmio nacional, MS Ativo otimiza gestão pública e entrega desenvolvimento aos municípi

Mais Lidas

FOTOS: RIO BRILHANTE EM TEMPO REAL08 VIDAS SALVAS
Família doa órgãos de adolescente morto em acidente e salvam 8 vidas
O acidente aconteceu na noite de ontem / Reprodução/José Portela/Nova NewsGRAVE ACIDENTE
GRAVE ACIDENTE entre carreta e picape deixa crianças e adolescente feridos
Órgãos da menor foram doados pela família / Rede socialTRISTE NOTÍCIA
Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS
Mundo
Bebê nasce com a irmã gêmea dentro do abdômen em caso raríssimo na Colômbia
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento