Parceria nacional propõe planejamento, formação e acompanhamento para elevar a qualidade da pré-escola na rede pública desde a primeira infância
A Coalizão pela Pré-Escola inicia suas ações em Mato Grosso do Sul com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à Educação Infantil, especialmente na pré-escola. A iniciativa propõe uma atuação conjunta entre o governo estadual e os municípios, apoiando o planejamento, a formação e o acompanhamento pedagógico das redes públicas de ensino.
Formada pelas fundações Bracell, Itaú | Itaú Social, Maria Cecilia Souto Vidigal, Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+, a Coalizão reúne experiências complementares para o fortalecimento da educação infantil no país. A formalização da parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) ocorreu ontem (13), durante o Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime/MS, em Campo Grande.
Mato Grosso do Sul é um dos estados contemplados na fase inicial das ações, que têm como foco a melhoria da qualidade da pré-escola em todos os municípios. A proposta busca promover o desenvolvimento integral das crianças de quatro e cinco anos, em consonância com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com os Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil, definidos pelo MEC (Ministério da Educação).
A primeira etapa do trabalho será a realização do Diagnóstico da Qualidade da Pré-Escola, com base na EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância). O instrumento, adaptado ao contexto brasileiro, foi desenvolvido com a colaboração de especialistas, pesquisadores e técnicos de redes públicas. Ele permite identificar boas práticas, desigualdades e oportunidades de melhoria, fornecendo dados que orientam o planejamento e a tomada de decisões em nível estadual e municipal.
Com os resultados, a Coalizão apoiará a SED/MS na elaboração e implementação de planos de ação e formações continuadas voltadas a professores, coordenadores e gestores. A iniciativa reforça o compromisso do estado em garantir uma Educação Infantil de qualidade, inclusiva e equitativa, por meio do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios.
As ações estão estruturadas em cinco eixos principais:
Acesso e permanência: assegurar matrícula e frequência de todas as crianças de quatro e cinco anos;
Qualidade e equidade: fortalecer espaços, práticas e processos formativos, respeitando as realidades locais;
Formação e valorização dos profissionais: promover capacitação contínua e valorização docente, com apoio técnico e materiais alinhados à BNCC;
Gestão democrática e colaboração: incentivar a participação das famílias, conselhos e sociedade civil na construção das políticas de Educação Infantil;
Integralidade e intersetorialidade: integrar ações entre educação, saúde e assistência social para garantir o desenvolvimento pleno das crianças.
Entre as próximas etapas estão a aplicação da EAPI em uma amostra de escolas — abrangendo 282 turmas de oito municípios —, a formação e o acompanhamento das equipes regionais de educação, o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios e a criação de mecanismos de monitoramento e comunicação voltados à primeira infância.
Até o final de 2026, está prevista a conclusão do diagnóstico e o planejamento das ações conjuntas entre o governo estadual e os municípios. O estado do Piauí também participará da fase inicial, com possibilidade de expansão da metodologia para outras redes de ensino do país.
O lançamento da Coalizão pela Pré-Escola em Mato Grosso do Sul reforça o compromisso de garantir que toda criança tenha acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos, encontrando na escola um espaço de afeto, aprendizagem e construção de futuro.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ascom/SED
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
Em chamas
Incêndio em residência mobiliza moradores e autoridades no distrito de Culturama
Participe
Sunligth promoverá plantão de vendas em frente ao Sicred em Fátima do Sul nos dias 3 e 4 de Agosto
Saúde
DJ PH Freitas enfrenta câncer pela segunda vez e pede ajuda para realizar transplante de medula
Inédito
Culturamense no Globoplay e G1, Adriano Barbosa quebra barreiras e estreia na TV
Neymar marca o gol da redenção mas Brasil perde para a Noruega e é elininada na Copa do Mundo
Mais Lidas
ALERTA TEMPESTADEAlerta de tempestade atinge Fátima do Sul e 54 municípios de MS
MAIS FRIOFrio de até 9°C chega na próxima semana após dias de chuva e vendaval
COMOÇÃOMorte de estudante em acidente causa grande comoção em cidade de MS
QUATRO VITIMAS FATAISSete Quedas decreta luto oficial e cidades vizinhas lamentam mortes em acidente na MS-156
FÁTIMA DO SUL - VISITA E PROJETOS


Fotos: Ascom/SED