Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Campo Grande - política

Vereadores decidem nesta quarta se cassam prefeito de Campo Grande

Sessão de julgamento está marcada para as 14h na Câmara Municipal.

12 Mar 2014 - 08h16Por G1

Vereadores de Campo Grande votam, nesta quarta-feira (12), a recomendação da Comissão Processante pela cassação do mandato do prefeito Alcides Bernal (PP). O julgamento do político está marcado para as 14h (de MS), no plenário da Câmara Municipal.

Editais de convocação e notificação foram publicados no Diário Oficial de terça-feira (11) após decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até então a Justiça a nível estadual havia suspendido a realização do procedimento.

Na sexta-feira (7), o prefeito entrou com recurso no STJ para tentar suspender a sessão. O advogado de defesa do pepista, Jesus de Oliveira Sobrinho, afirmou ao G1 na terça-feira (11), que aguarda a decisão, mas garantiu que, independente do resultado, vai ao julgamento e disse que Bernal também confirmou presença.

Movimentação
Desde a noite desta terça-feira (11)  uma grande quantidade de pessoas está acampada em frente à Câmara Municipal para acompanhar a sessão deste quarta. A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal acompanham a movimentação.

A via que dá acesso ao prédio, a avenida Ricardo Brandão está interditada pela PM no trecho em frente à Câmara. O acesso ao prédio e ao estacionamento também estão restritos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, senhas para acompanhar a sessão no plenário da Casa devem ser distribuídas ainda na manhã desta quarta.

Entenda o caso
No dia 30 de setembro de 2012, dois empresários de Campo Grande fizeram denúncias sobre supostas irregularidades em contratos emergenciais firmados por Bernal. Por conta disso, a Câmara decidiu investigar a situação.

No dia 15 de outubro, três vereadores foram designados para fazer essa apuração, no caso, Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB) e Alceu Bueno (PSL). A esse grupo é dado o nome de Comissão Processante.

Esses parlamentares tinham três meses para ouvir testemunhas e o prefeito para chegar a uma conclusão. No entanto, houve interrupções porque Bernal acionou a Justiça para impedir o procedimento. Ele conseguiu várias decisões favoráveis, enquanto a Câmara garantia, por meio de recursos, a continuidade dos trabalhos.

O prefeito foi convocado para depor, mas após faltas, acabou encaminhando defesa por escrito. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a comissão apresentou o relatório final recomendando aos demais vereadores que o prefeito fosse cassado.

A audiência foi marcada para depois do feriado, no dia 26 de dezembro. Logo no início a sessão teve que ser suspensa por decisão da Justiça a favor de Bernal.

Os vereadores entraram com recurso e ficaram em uma sala dentro da Câmara esperando que o processo fosse analisado. No fim do dia, tiveram autorização para continuar. No entanto, a leitura do relatório mal havia começado quando o evento foi interrompido novamente, dessa vez, de forma definitiva. O político havia conseguido mais uma liminar impedindo que a votação fosse concluída.

A Câmara apelou ao STJ. A decisão saiu na quinta-feira e a audiência foi marcada para esta quarta. Os parlamentares irão votar aquela recomendação feita pela Comissão Processante. Se eles decidirem segui-la, Bernal deixa a prefeitura.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel apresenta potencial de investimento para representantes do comércio e empresários da China
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Acabando a poeira: Drenagem e asfalto chegando na Linha Iguassu no Jardim dos Ipês em Fátima do Sul
O Governo do Mato Grosso do Sul se solidariza com as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Riedel isenta impostos e libera pedágios para ajudar às vítimas das inundações no RS
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ
JATEÍ: Paço Municipal recebe identificação com nome do homenageado: Rofeleu José da Silva
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo participa da assinatura de emendas na saúde que beneficiam 15 cidades

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul
TRAGÉDIA
'Te amarei eternamente': filha se despede de Juliana após trágico acidente em MS