Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 29 de novembro de 2020
SADER_FULL
Busca
CIA DO BICHO
Campo Grande - política

Vereadores decidem nesta quarta se cassam prefeito de Campo Grande

Sessão de julgamento está marcada para as 14h na Câmara Municipal.

12 Mar 2014 - 08h16Por G1

Vereadores de Campo Grande votam, nesta quarta-feira (12), a recomendação da Comissão Processante pela cassação do mandato do prefeito Alcides Bernal (PP). O julgamento do político está marcado para as 14h (de MS), no plenário da Câmara Municipal.

Editais de convocação e notificação foram publicados no Diário Oficial de terça-feira (11) após decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até então a Justiça a nível estadual havia suspendido a realização do procedimento.

Na sexta-feira (7), o prefeito entrou com recurso no STJ para tentar suspender a sessão. O advogado de defesa do pepista, Jesus de Oliveira Sobrinho, afirmou ao G1 na terça-feira (11), que aguarda a decisão, mas garantiu que, independente do resultado, vai ao julgamento e disse que Bernal também confirmou presença.

Movimentação
Desde a noite desta terça-feira (11)  uma grande quantidade de pessoas está acampada em frente à Câmara Municipal para acompanhar a sessão deste quarta. A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal acompanham a movimentação.

A via que dá acesso ao prédio, a avenida Ricardo Brandão está interditada pela PM no trecho em frente à Câmara. O acesso ao prédio e ao estacionamento também estão restritos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal, senhas para acompanhar a sessão no plenário da Casa devem ser distribuídas ainda na manhã desta quarta.

Entenda o caso
No dia 30 de setembro de 2012, dois empresários de Campo Grande fizeram denúncias sobre supostas irregularidades em contratos emergenciais firmados por Bernal. Por conta disso, a Câmara decidiu investigar a situação.

No dia 15 de outubro, três vereadores foram designados para fazer essa apuração, no caso, Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB) e Alceu Bueno (PSL). A esse grupo é dado o nome de Comissão Processante.

Esses parlamentares tinham três meses para ouvir testemunhas e o prefeito para chegar a uma conclusão. No entanto, houve interrupções porque Bernal acionou a Justiça para impedir o procedimento. Ele conseguiu várias decisões favoráveis, enquanto a Câmara garantia, por meio de recursos, a continuidade dos trabalhos.

O prefeito foi convocado para depor, mas após faltas, acabou encaminhando defesa por escrito. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a comissão apresentou o relatório final recomendando aos demais vereadores que o prefeito fosse cassado.

A audiência foi marcada para depois do feriado, no dia 26 de dezembro. Logo no início a sessão teve que ser suspensa por decisão da Justiça a favor de Bernal.

Os vereadores entraram com recurso e ficaram em uma sala dentro da Câmara esperando que o processo fosse analisado. No fim do dia, tiveram autorização para continuar. No entanto, a leitura do relatório mal havia começado quando o evento foi interrompido novamente, dessa vez, de forma definitiva. O político havia conseguido mais uma liminar impedindo que a votação fosse concluída.

A Câmara apelou ao STJ. A decisão saiu na quinta-feira e a audiência foi marcada para esta quarta. Os parlamentares irão votar aquela recomendação feita pela Comissão Processante. Se eles decidirem segui-la, Bernal deixa a prefeitura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Caarapó, Reinaldo Azambuja inaugura indústria com 300 empregos e entrega reforma de escola
PÁTIO ZERO
VEJA COMO PARTICIPAR: Detran-MS abre três leilões com mais de 700 motocicletas nesta terça-feira
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
VALORIZAÇÃO
Salários dos mais de 79 mil servidores estaduais será depositado nesta sexta e disponível no sábado
PREFEITO
Sul Mato grossense perfumeiro desbanca atual prefeito e vence eleição em Foz do Jordão-PR
JAIME VERRUCK. Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul - Álvaro Rezende/Correio do Estado RELAÇÃO COMERCIAL
"A China é um mercado prioritário para MS", diz secretário
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com delegacia virtual, Governo amplia combate a violência contra as mulheres
Política
Estado de MS destina novos equipamentos de borrifação aos municípios no combate ao Aedes Aegypti
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo entrega 420 equipamentos de combate ao mosquito Aedes aegypti e destaca sintonia no combate
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira