Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
terça, 9 de junho de 2026
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Tecnologia, integração e inteligência: evento nacional em MS fortalece combate ao crime digital

4 Nov 2025 - 17h10Por Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria

Com investimentos superiores a R$ 200 milhões aplicados desde 2023 em tecnologia e infraestrutura das forças de segurança pública, Mato Grosso do Sul consolida seu compromisso com o combate à criminalidade de forma estruturada, moderna e integrada, Mato Grosso do Sul consolida seu compromisso com o combate à criminalidade de forma estruturada, moderna e integrada.

Parte desse esforço estratégico é materializado na realização do Summit Nacional de Investigação Criminal Tecnológica, evento iniciado nesta terça-feira (4) onde reúne, em Campo Grande, as maiores autoridades do país nas áreas jurídica, investigativa e de inteligência digital.

Promovido pela Polícia Civil, o encontro, sediado no Bioparque Pantanal, inaugura um novo capítulo no enfrentamento ao crime cibernético, que cresce de forma silenciosa, sofisticada e transnacional. O evento marca a abertura de um espaço institucional de escuta qualificada e construção de soluções para um dos maiores desafios da segurança pública contemporânea: a prova digital.

O vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representando o governador Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre os entes de justiça e segurança pública, ressaltando que o enfrentamento ao crime na era digital exige conhecimento técnico, inovação e planejamento.

“A criminalidade tem usado a tecnologia como aliada. O Estado precisa se especializar para usar esses mesmos instrumentos em benefício da sociedade. E isso só será possível com formação continuada, escuta ativa de especialistas e estratégia. Iniciativas como este Summit nos mostram que estamos no caminho certo, usando o conhecimento como ferramenta para proteger o cidadão”, afirmou Barbosinha.

O evento tem como tema central os desafios da cadeia de custódia da prova digital, um dos pilares para garantir a integridade dos processos criminais frente aos delitos cibernéticos e aos crimes convencionais que migraram para o ambiente virtual.

Investimentos que estruturam o presente e antecipam o futuro

Ao longo dos últimos dois anos, o Governo do Estado reforçou a política de segurança pública com ações concretas que ampliam a estrutura física, tecnológica e operacional das instituições de justiça. Os números falam por si: foram entregues mais de 60 viaturas caracterizadas e não caracterizadas, além de armas longas e equipamentos táticos de última geração.

O destaque fica para os mais de R$ 48 milhões investidos diretamente na Polícia Civil, com a reestruturação de delegacias, aquisição de tecnologias de investigação digital, softwares de análise e sistemas de monitoramento.

O delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Dr. Lupérsio Degerone, pontuou que a criminalidade contemporânea já atua em um “crime 4.0”, marcado pela transnacionalidade, anonimato e uso avançado da tecnologia. “Hoje o criminoso não precisa sair de casa para cometer delitos como estelionato, tráfico ou lavagem de dinheiro. Ele opera com arquivos criptografados, metadados e conexões em rede. Nossa resposta estatal precisa ser tão sofisticada quanto o crime que enfrentamos”, pontuou Lupérsio.

Para a delegada Anne Karine Trevisan, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e idealizadora do evento, o summit promove um marco de escuta qualificada, colaboração institucional e alinhamento técnico. “A investigação criminal tecnológica não é mais uma escolha, mas uma exigência ética e legal para desmantelar redes criminosas que exploram inúmeras vítimas. Precisamos de diálogo e cooperação para compreender as limitações operacionais, aprimorar a coleta de provas digitais e transformar conhecimento em ação”, defendeu.

Inteligência, integração e cidadania como pilares

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, reforçou que o sucesso do evento está no engajamento dos diversos poderes e instituições, destacando que o crime digital exige não só tecnologia, mas inteligência e estratégia.

“O enfrentamento a essa realidade exige investimento, mas também integração entre as instituições e o compromisso com a capacitação contínua. Esse debate vai além das funções policiais; ele nos interpela como cidadãos e como pais. Precisamos de respostas à altura da gravidade desses crimes”, afirmou Videira.

O evento segue até o fim da semana com painéis temáticos, oficinas práticas, palestras técnicas e troca de experiências entre as forças de segurança, com foco em temas como segurança digital, preservação de dados, proteção de menores, rastreabilidade digital e cooperação internacional.

“Eventos como este representam a construção de uma cultura investigativa baseada em ciência, em integração e em responsabilidade com o cidadão. O Governo do Estado tem feito a sua parte, investindo, estruturando e, acima de tudo, escutando quem está na linha de frente. A nossa missão é garantir que a tecnologia não seja um obstáculo, mas um instrumento poderoso a favor da Justiça e da proteção da sociedade sul-mato-grossense”, finalizou o vice-governador Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
VICENTINA já vive o clima de uma das festas mais tradicionais do município, CONFIRA toda programação
VICENTINA 39 ANOS VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
CONTAGEM REGRESSIVA: Shows, rodeio e cavalgada definidos, veja programação dos 39 anos de VICENTINA
JATEÍ - PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SAIU a programação oficial da 49ª Festa da Fogueira de Jateí
SUSTENTABILIDADE
Governo reforça desenvolvimento sustentável durante seminário no TCE-MS
PARCERIA
Jateí e Vicentina: Gestões destacam parceria e companheirismo para entrega de resultados às pessoas

Mais Lidas

FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA
FRENTE FRIA avança e muda o tempo com risco de tempestades, confira quando ela chega
Fotos: Arquivo/Jornal da NovaA TIROS
Homem e mulher morrem após ataque a tiros
VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
VICENTINA já vive o clima de uma das festas mais tradicionais do município, CONFIRA toda programação
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026
Rafael Corrêa e Agnaldo Lopes, foram convidados pela AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)VICENTINA NA TECNOFAM
VICENTINA: Produtores de Banana são destaque no maior evento para agricultura familiar do Centro-Sul