Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
eleições de 2014

Sem PSDB na aliança do PMDB, André disputa o Senado com Simone na suplência

27 Jan 2014 - 08h52Por Conjuntura Online
O governador André Puccinelli (PMDB) retorna aos trabalhos esta semana depois de um período de férias, quando também retoma as articulações políticas visando às eleições de outubro em Mato Grosso do Sul. 
 
Depois de descansar com a família no litoral carioca, André Puccinelli volta disposto a definir qual rumo irá  tomar com vistas a campanha eleitoral deste ano. 
 
Em conversa reservada antes mesmo do encontro entre o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), e o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), o governador avisou que concorrerá ao Senado, tendo como candidata a suplente a vice-governadora Simone Tebet (PMDB). 
 
Independente disso, a reunião entre Nelsinho e Reinaldo continua agendada para esta semana. Na conversa, o pré-candidato do PMDB tentará uma reconciliação com o tucano, com o qual gostaria de contar como candidato ao Senado em sua chapa. 
 
A ideia de André Puccinelli é renunciar ao cargo em abril, deixando Simone no comando do governo. 
Ele sabe que a tentativa de entendimento com o PSDB será em vão, porque o ex-aliado histórico dificilmente aceitará a reconciliação. Por isso está disposto a oficializar a sua candidatura. 
 
O próprio deputado estadual Zé Teixeira, vice-presidente regional do DEM, informou na semana passada que a tendência de seu partido é marchar junto ao PSDB e ao PT do senador Delcídio do Amaral na disputa para o governo de Mato Grosso do Sul. 
 
Zé Teixeira ouviu de Delcídio ao participar do ato da abertura do Showtec, na semana passada em Maracaju, a garantia de que a aliança entre os três partidos será sacramentada no Estado, mesmo diante dos focos de resistência tanto em nível estadual quanto nacional. 
 
O deputado federal Luiz Henrique Mandetta, presidente regional do DEM e primo de Nelsinho, também participou do evento em Maracaju e estaria disposto a avalizar a aliança, condicionando isso ao apoio de Delcídio a chapa de candidatos aos cargos proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados).   
 
Com pesquisas (para consumo interno) favoráveis nas mãos, a intenção de André Puccinelli é se eleger senador e, mais tarde, disputar a prefeitura de Campo Grande nas eleições de 2016, deixando Simone em Brasília caso seu projeto político prosperar. 
 
O governador deve ir para a disputa respaldado pelo programa MS Forte 2, tido por ele como o maior investimento da historia de Mato Grosso do Sul, orçado em R$ 3,6 bilhões em obras, principalmente em pavimentação de rodovias. 
 
ALIANÇA COM PT 
 
Apesar de toda dificuldade, o comando regional do PMDB não descarta definitivamente coligação com o PT, principal adversário de André Puccinelli no Estado. 
 
O alinhamento entre os dois grupos políticos continua sendo articulado por lideranças locais e nacionais, visando editar no Estado a mesma aliança que eleger a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP). 
 
Além de Dilma, a aliança tem o aval do ex-presidente Lula e do presidente nacional do PT, Rui Falcão, conforme atesta o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, presidente do diretório estadual petista. 
 
O encaminhamento em curso, indica uma chapa majoritária encabeçada por Delcídio, tendo como vice o deputado federal Edson Giroto (PR) e André Puccinelli concorrendo ao Senado com Simone na suplência. 
 
Para isto, o PMDB teria de aprovar a aliança com os adversários durante sua convenção, em detrimento da candidatura de Nelsinho ao governo estadual, que, por sua vez, continua costurando acordos visando fortalecer a sua chapa. 
 
Além de buscar a reconciliação com os tucanos, Nelsinho deseja contar com o apoio do PSB do prefeito de Dourados, Murilo Zauth. Nesse caso, a ideia seria ter a primeira-dama do município, Cecília Zauith, como sua companheira de palanque. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos