Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
política

Sem a liberação de R$ 18 mi em verbas, líder do PMDB acusa ministério de 'molecagem'

4 Jan 2014 - 10h53Por Folha

Faca nos dentes Sem a liberação de 35 emendas combinadas com o governo, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), diz que o Ministério das Cidades fez "molecagem" com os parlamentares da legenda. Ao todo, segundo ele, deixaram de ser empenhadas emendas de 17 deputados e do senador Roberto Requião (PR), totalizando cerca de R$ 18 milhões. Cunha reclamou com Michel Temer e Gleisi Hoffmann. "Ou o governo resolve ou haverá uma reação dura da bancada", afirma.

Eu quero Deputados da bancada do PMDB têm dito que não faz sentido a legenda não ocupar uma pasta como a das Cidades, e vão pleitear a vaga na reforma ministerial.

Dança... Fernando Haddad (PT) escolheu o empresário Wilson Poit para presidir a SPTuris, empresa de turismo e eventos da Prefeitura de São Paulo. Sua nomeação foi assinada ontem. Ele substitui Marcelo Rehder, que havia assumido o cargo na gestão Gilberto Kassab (PSD) e permaneceu no posto.

... das cadeiras Poit já é presidente da agência SP Negócios, voltada para a atração de investimentos para a cidade, e vai acumular os dois cargos. Haddad, que buscava um perfil técnico para a vaga, o escolheu para ampliar a vocação paulistana para o turismo de negócios.

Atalho 1 O governo de São Paulo calcula que 57% dos motoristas que passam pelos pedágios das rodovias estaduais sob concessão já utilizam sistemas de pagamento eletrônico. O objetivo agora é ampliar a malha de estradas federais que usam o mecanismo de cobrança.

Atalho 2 A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) assinou um convênio com o governo paulista e pretendia concluir o projeto ainda em 2013, mas o processo foi paralisado por um pedido de vistas feito pelo diretor-geral do órgão, em dezembro.

Nada disso 1 A assessoria de Joaquim Barbosa diz que o ministro não comparou José Genoino a Fernandinho Beira-Mar ao citar, como argumento para negar a transferência do petista, um habeas corpus em que o Supremo Tribunal Federal recusou pedido similar do traficante.

Nada disso 2 Segundo a equipe de Barbosa, os ministros "não olham o nome do réu" ao fazerem remissões a decisões de outros casos.

Cara... O PT encomendou pesquisas para entender o que pensam os cerca de 60% do eleitorado que esperam ações diferentes do próximo governo. Do total, 25% foram identificados como "tucanos empedernidos", ou seja, votam invariavelmente contra o PT.

... da mudança Outros 20% foram chamados de "niilistas" –eleitores que sempre estão descontentes com o governo, mas podem até votar em Dilma Rousseff.

Balançou Os 15% restantes são o alvo da preocupação petista, os chamados "swing voters'', que podem definir se haverá ou não segundo turno. É esse eleitorado que o QG dilmista quer conquistar ainda no primeiro semestre.

Tão perto... A decisão de Eduardo Campos (PSB) de afastar seu partido de Geraldo Alckmin (PSDB) faz parte de uma estratégia para reduzir seus pontos de convergência com Aécio Neves. Aos poucos, Campos tenta se diferenciar do tucano para superá-lo no primeiro turno.

... tão longe O governador do PSB já estava convencido a abandonar Alckmin quando jantou com Aécio no Rio, em dezembro, e fechou parcerias com os tucanos em Pernambuco e Minas.

Keep calm Marina Silva manifestou a aliados certo desconforto com o discurso radical adotado pelo PPS contra o governo Dilma. A ex-senadora quer evitar que as críticas sistemáticas da sigla contaminem o debate programático proposto pela Rede em sua aliança com o PSB.

*

TIROTEIO

Marina diz que busca renovação em São Paulo, mas escolhe como principais aliados políticos do passado, como Walter Feldman.

DO DEPUTADO ESTADUAL PEDRO TOBIAS (PSDB-SP), sobre as articulações da ex-ministra para afastar o PSB do tucano Geraldo Alckmin na eleição paulista.

*

CONTRAPONTO

Contra o relógio

Em sessão no fim de novembro, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou em tempo recorde uma série de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2014. Diante do sucesso, o presidente da comissão, Lindbergh Farias (PT-RJ), parabenizou o relator, Delcídio Amaral (PT-MS), que respondeu:

-O senador Francisco Dornelles havia feito um desafio. Ele disse que relatou essa matéria na Comissão de Infraestrutura em cinco minutos. Quantos minutos eu levei? Quatro minutos e dez segundos!

-Então nossa comissão ganhou da Infraestrutura -completou Lindbergh, rindo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis