A Prefeitura de Dourados deu início ao patrolamento e cascalhamento de vias nunca antes reparadas na Reserva Indígena. Os trabalhos começaram pela Aldeia Jaguapiru e vão se estender para a Bororó, beneficiando moradores de regiões mais afastadas que, em períodos de chuva, enfrentam dificuldades de locomoção e de recebimento de serviços públicos.
Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Marçal Filho esteve na Aldeia Jaguapiru para acompanhar as ações de recuperação das estradas. Ele foi acompanhado pela coordenadora especial de Assuntos Indígenas, Sandra Rossati Medina, que destacou a importância do serviço. “É a primeira vez que a administração municipal leva cascalhamento para vias que não são consideradas principais dentro da Reserva”, afirmou. “Esse é um momento histórico”, enfatizou.
Segundo Sandra, as obras costumavam se concentrar apenas nas ruas utilizadas pelo transporte escolar. Agora, com a ampliação do serviço, mais famílias terão acesso facilitado a serviços públicos essenciais. “Para nós ficou bom, porque está chegando a famílias que moram em regiões mais distantes e isso facilita que os serviços públicos cheguem com mais facilidade até elas”, ressaltou.
Prefeito Marçal Filho com Sandra Medina e Jerry Skee
A primeira etapa do trabalho envolve a abertura e alargamento das vias, preparando-a para receber o cascalhamento. O professor indígena Jerry Skee acompanhou o prefeito e destacou a relevância da iniciativa para as comunidades Guarani, Caiuá e Terena. “O cascalhamento em vias secundárias facilitará, inclusive, a chegada de caminhões-pipa para levar água potável a essas famílias. Isso traz mais dignidade para todos nós”, afirmou.
O prefeito Marçal Filho reforçou o compromisso da administração municipal com a população indígena. “Os indígenas são cidadãos douradenses e a prefeitura tem que levar serviços para todos, seja na área central, nos bairros ou na Reserva Indígena”, argumentou. “Nosso trabalho de patrolamento e cascalhamento busca melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dessas famílias”, declarou.
Os trabalhos estão em fase inicial e continuarão avançando para outras vias principais e secundárias da Reserva Indígena de Dourados, garantindo melhores condições de tráfego e acesso aos moradores.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

MS lidera redução de emissões com etanol e avança em transição energética, aponta relatório da FGV

Refeitório: Deputados da ALEMS inauguram espaço sustentável para refeições

Prefeita se une à Câmara e vai para Brasília em busca de recursos ao município de Jateí

Ordem do Dia: 04 projetos são aprovados na sessão desta terça-feira na ALEMS

Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
Mais Lidas

Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

Durante buscas, onça retorna ao corpo da vítima e ataca equipe no Pantanal

Homem morre atacado por onça em fazenda

Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS
