Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 9 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
INFARTO

Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito com 60,8% dos votos

Antônio Claret Mota Esteves estava internado e morreu na noite de sábado (14) em Passa Quatro (MG). Partido Verde fez a solicitação para substituição e Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido.

16 Nov 2020 - 11h37Por G1 MG

O atual prefeito e candidato à reeleição que morreu na véspera da eleição foi escolhido por 60,8% dos eleitores e acabou reeleito, neste domingo (15), em Passa Quatro (MG). O Partido Verde fez a solicitação para a substituição do candidato antes do início das votações, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido.

Antônio Claret Mota Esteves (PV) teve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

Claret estava internado havia duas semanas após sofrer infarto e veio a óbito na noite de sábado (14). Ele foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.

Pedido de alteração e avaliação

O juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da comarca e Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, informou que o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado. O pedido da legenda era de que, neste caso, entrasse na disputa a chapa de Henrique Nogueira Gonçalves como candidato a prefeito e Marco Torres como vice.

No entanto, como as urnas já estavam lacradas, não houve tempo para substituição do nome e da foto de Antônio Claret. Desta forma, o candidato apareceu nas urnas.

A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido de substituição, o que é comum em toda troca de candidatos. A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo (20 dias antes do pleito) em caso de morte. Segundo o advogado da chapa, todo o trâmite foi feito de forma correta para permitir a substituição.

Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Parceria do Governo com bancada federal multiplica emendas e recursos aos municípios
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em parceria com o MEC, governo renova frota e entrega ônibus escolares para 79 cidades
AÇÕES DO GOVERNO MS
Irrigação de 800 hectares em Bandeirantes é reflexo da política de incentivo do Governo de MS
ELEGIVEL
Fachin anula condenações de Lula e petista volta a ser elegível
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja assina decretos que fortalecem políticas públicas para as mulheres
CULTURAMA - CONDOLÊNCIAS A FAMÍLIA
'Um homem honesto, trabalhador e pai exemplar', destaca Barba ao falar do João Morais de Culturama
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja e ministro da Educação entregam 168 ônibus escolares aos 79 municípios de MS
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Assembleia inicia semana com 10 projetos do Governo em tramitação
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo do Estado regulamenta atividades de escoltas de presos e guarda externa dos presídios da Age
HOMENAGEM AO "PAI DO DOF"
Barbosinha dá nome de 'Coronel Adib Massad' à sede do DOF em Dourados