Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
eleições de 2018

PMDB trabalha com candidatura própria para 2018, diz Temer

11 Dez 2013 - 16h57Por Folha

O vice-presidente Michel Temer tentou descartar nesta quarta-feira (11) que uma eventual rebelião do PMDB com vistas a pressionar a presidente Dilma Rousseff nas costuras regionais dos palanques do ano que vem vá influenciar o apoio da sigla à sua reeleição.

Natural cotado para compor novamente a chapa presidencial como vice da petista, ele tem agido para que as ameaças para antecipar a convenção nacional da sigla --que partem de alas do PMDB nos Estados onde há impasse nas alianças com o PT-- não desaguem na aliança nacional.

A ideia é que o partido formalize apoio à presidente na convenção do partido em junho, mas setores peemedebistas defendem a oficialização dos apoios regionais e federais para as eleições do ano que vem em abril.

Em conversa com jornalistas na manhã desta quarta, Temer evitou delinear um cenário cada vez mais improvável de candidatura própria em 2014. Rebateu, em vez disso, especulações de que ceder novamente a cabeça de chapa para o PT configure perda de poder político. "Me incomoda quando dizem que o PMDB não tem poder político", disse. "O PMDB tem a presidência do Senado, tem a presidência da Câmara, tem a Vice-Presidência..."

  Pedro Ladeira/Folhapress  
A presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer, conversam durante cerimônia em Brasília
A presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer, conversam durante cerimônia em Brasília

Mas, nesse sentido, Temer disse também que o PMDB trabalha para lançar candidato próprio à Presidência em 2018. Não comentou qual seria seu nome preferido, mas, questionado se o prefeito do Rio, Eduardo Paes, estaria cotado, afirmou que se trata de um "bom nome".

"[Sérgio] Cabral [governador do Rio] e [Eduardo] Paes fizeram um bom governo. Não entendo o que aconteceu no Rio", comentou o vice-presidente. Temer crê, porém, a despeito da crise de popularidade de Cabral e do cenário conflagrado entre PMDB e PT na política fluminense, que não acredita que o vice-governador e pré-candidato ao governo do Rio, Luiz Fernando Pezão abra mão da candidatura própria no ano que vem.

Sobre a costura de palanques em São Paulo, Temer disse que o PMDB está fechado com a candidatura de Paulo Skaf para o Palácio dos Bandeirantes, mas que aposta no deputado federal Gabriel Chalita para puxar votos. Segundo deputado mais votado no Estado em 2010, com cerca de 560 mil, Chalita deve, segundo os cálculos da legenda, conseguir aumentar a bancada federal da sigla em mais duas vagas.

Ainda em São Paulo, segundo ele, e que deve ser visto também nas campanhas presidenciais, é a exploração, não só das prisões do mensalão, mas de casos como o escândalo Siemens, de pagamento de propina do cartel que atuava no Metrô e na CPTM a políticos paulistanos. Temer ponderou, entretanto, que o poder de fogo desses escândalos é limitado e relativizou o impacto efetivo disso nas eleições.

O vice-presidente evitou ainda afirmar qual dos dois pré-candidatos à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG), é mais competitivo. "Hoje, pela lógica das pesquisas, seria o Aécio, mas não é possível dizer ainda", disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis