Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 11 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Para fortalecer economia nacional, Estados alteram alíquota sobre importados

6 Dez 2024 - 15h00Por Comunicação Sefaz

As secretárias e secretários de Fazenda dos 26 estados do Brasil, e do Distrito Federal, acordaram - por ampla maioria - a uniformização da alíquota de ICMS para 20% sobre remessas postais e expressas, importadas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS). O esforço conjunto teve como objetivo fortalecer a economia nacional. A decisão foi tomada durante a 47ª Reunião Ordinária do Comsefaz, realizada em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 5 e 6 de dezembro.

O secretário de Estado de Fazenda de MS, Flávio César, a nova alíquota busca alinhar o tratamento tributário aplicado às importações ao praticado para os bens comercializados no mercado interno. A mudança passa a valer partir de 1° de abril de 2025, em razão dos princípios tributários da anterioridade e da 'noventena'.

"Precisamos criar condições equilibradas para a produção e o comércio nacional. Com a nova alíquota pretendemos garantir a isonomia competitiva entre produtos importados e nacionais, promovendo o consumo de bens produzidos no Brasil. A medida tem como objetivo fortalecer o setor produtivo interno e ampliar a geração de empregos, em um contexto de concorrência crescente com plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço", afirmou Flávio.

A decisão do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal) levou em conta as alíquotas modais já praticadas pelos estados. Nos casos em que a alíquota modal seja inferior a 20%, a implementação dependerá de aprovação pelas respectivas Assembleias Legislativas estaduais.

De acordo com o manifesto divulgado pelo comitê, a mudança reforça o compromisso dos estados com o desenvolvimento da indústria e do comércio nacional, promovendo uma tributação mais justa e contribuindo para a proteção do mercado interno frente aos desafios de um cenário globalizado.

O Comsefaz, instituído pelo Protocolo de Cooperação Técnica de 28 de setembro de 2012, tem como objetivo principal promover a integração e a articulação entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das respectivas unidades federativas.

Com atuação na defesa dos interesses das Fazendas Estaduais e do fortalecimento da gestão fiscal, financeira e tributária das unidades federativas, o Comitê tem por missão promover a integração das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, e a articulação dos Estados com os demais entes federativos.

A atuação também Atua fortemente na discussão e formulação de ideias para uma Reforma Tributária que simplifique e modernize o modelo tributário, e contribua para um ambiente de negócios que favoreça os investimentos e o crescimento do país. Por meio de seminários, estudos e pesquisas, busca promover o debate, compartilhar experiências e conhecimento e difundir informações de natureza fiscal e tributária, a fim de levar ao aperfeiçoamento federativo fiscal do Brasil.

Comunicação Sefaz
Fotos: Leonardo Leite - Consefaz/Confaz

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: ELIAS FERREIRA / ASSESSORIA JATEÍ - HOMENAGENS
Jateí homenageia as mães e reforça trabalho e luta em defesa das mulheres
Em Terenos, Governo de MS reforça compromisso com desenvolvimento e inclusão na cidade
Fotos: Álvaro Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Parcerias do Governo de Mato Grosso do Sul garante a entrega de 42 novas moradias em Costa Rica
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é lugar de legislar em prol das mães sul-mato-grossenses AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Dia das Mães: Leis da ALEMS amparam quem se dedica à arte de maternar
Fotos: Bruno Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Municipalista: com foco no desenvolvimento, Governo entrega aeródromo e investe em rodovias Camapuã

Mais Lidas

Tempo
Chuva forte e ventania provocam estragos na Expoagro em Dourados
JATEÍ DE LUTO
Jateí se despede de Suélen Coimbra, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Policial
Árvore de grande porte cai e atinge veículo na rodovia entre Dourados e Fátima do Sul ( Vídeo)
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Vani Felipe, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Ajude
Homem com câncer em estado grave aguarda com urgência transferência para hospital especializado