Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de abril de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
DOURADOS - ELEIÇÕES 2014

Nicácio Cantero é pressionado para deixar o PT e diz “Fico no PT tenho compromissos com o Zeca”

7 Out 2013 - 14h57Por FOLHA DE DOURADOS

Nem o compromisso público do ex-governador Zeca do PT de que Nicácio Cantero será candidato a deputado estadual pelo partido desanimou o grupo político do deputado federal Vander Loubet da tarefa de tirar o empresário do PT. Nesta última semana de acomodações partidárias visando às eleições de 2014, Nicácio foi muito pressionado a se filiar ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Mas, firme ele garante: "Fico no PT; eu e o Zeca temos compromissos mútuos".

A nova investida dos correligionários de Loubet, tanto de Campo Grande como de Dourados (o vereador Dirceu Longhi e secretário da Agricultura Familiar Landmark Rios) atende, nas entrelinhas, interesses das duas principais lideranças petistas locais, o ex-prefeito e agora deputado estadual Laerte Tetila, e o ex-deputado federal e atual delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) João Grandão.

Tetila e João Grandão devem, pela primeira vez, disputar um mesmo cargo eletivo em nível estadual: são pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Na leitura de ambos, uma terceira candidatura de Dourados poderá atrapalhar o êxito nas urnas em 05 de outubro de 2014.

O enfrentamento de Tetila e João Grandão se dará por conjunturas regionais. JG foi convencido pelo senador Delcídio do Amaral (pré-candidato petista ao Governo do Estado), Vander e pelo outro deputado federal do PT, Antonio Carlos Biffi, a abdicar da postulação da volta à Câmara dos Deputados.

Ocorre que Zeca também é candidato a deputado federal com vitória praticamente assegurada por ser a principal liderança do PT em Mato Grosso do Sul. Na avaliação dos dirigentes, o partido terá no máximo três das oito vagas na Câmara Federal.

A pressão para que Nicácio Cantero saia do PT vem acontecendo desde agosto quando o grupo liderado por Vander “ajeitou” a entrada dele no PC do B. Desconfortado com a situação o empresário procurou Zeca do PT, que não só lhe garantiu a legenda como anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual no encontro da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) realizado em Campo Grande com a presença de mais de 120 lideranças de 40 municípios. Em nível nacional, pertencem a CNB, por exemplo, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

Nicácio Cantero ingressou no PT justamente através do grupo que agora tenta rifar sua permanência no partido, até mesmo como moeda de troca. O empresário teve participação decisiva na reeleição de Dirceu Longhi, que é candidato a presidente municipal do PT nas eleições diretas de 10 de novembro.

Longhi disputa a presidência local do PT com outros dois candidatos: Natal Ortega, da corrente Articulação de Esquerda (AE) e Reinaldo dos Santos, do Núcleo Universitário do PT de Dourados e com apoio da CNB. É grande a possibilidade de um segundo turno, o que provavelmente unirá Natal e Reinaldo contra Dirceu.

Na controvertida aliança do PT com o prefeito Murilo Zauith (até então no DEM) na eleição extemporânea à Prefeitura de Dourados em 2011, a AE, o Núcleo e Zeca foram contra. Já Vander, Tetila, João Grandão e Dirceu desfrutam das benesses do poder municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PAIXÃO DE CRISTO
Governo decreta ponto facultativo em MS para o próximo dia 9
JATEÍ - MÁSCARAS DE PROTEÇÃO
Com produção de 400 máscaras diárias por detentas de Jateí, começa atender Vicentina e Fátima do Sul
MS NO COMBATE A COVID-19
MS reage à crise do coronavírus com mais de 60 medidas, Confira
ATUALIZAÇÃO DO CORONAVÍRUS NO MS
Fátima do Sul continua com 1 caso suspeito, MS tem 07 novos com 02 deles jovens de 24 anos
EM MS
Servidores de MS podem renovar empréstimos com carência de até 6 meses pelo Banco do Brasil
CORONAVÍRUS NO BRASIL
Mandetta responde críticas de Bolsonaro: 'quem tem mandato fala, quem não tem, trabalha'
DESAFIOS
Riedel destacou que Governo de MS tem 3 desafios diante da pandemia do coronavírus
FÁTIMA DO SUL - CORONAVÍRUS
Fátima do Sul volta a estar na lista com suspeito de coronavírus, Confira a atualização
FÁTIMA DO SUL - COMÉRCIO
Confira qual comércio poderá abrir e suas restrições na próxima segunda-feira (06) em Fátima do Sul
VICENTINA - AÇÕES CONTRA CORONAVÍRUS
VICENTINA: Saúde capacita equipe volante e inicia trabalho de orientação e prevenção para população