Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 25 de setembro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Política

Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais e otimizar sistema de justiça

13 Set 2025 - 08h43Por Natalia Yahn

Mato Grosso do Sul está mais próximo de ampliar sua estrutura judiciária com a criação de seis novas varas federais.

 

A proposta, aprovada nesta sexta-feira (12) pelo CJF (Conselho da Justiça Federal), prevê a instalação das unidades em Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Bonito e Corumbá.

 

Com essa decisão, o anteprojeto de lei segue para análise do STJ (Superior Tribunal de Justiça), depois passará pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e, em seguida, tramitará no Congresso Nacional.

 

A medida atende a uma demanda antiga e busca solucionar dificuldades enfrentadas por advogados e pela população sul-mato-grossense, ampliando o acesso à Justiça Federal.

 

O governador Eduardo Riedel e a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, discutiram recentemente o assunto com uma comitiva do CJF e do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), liderada pelo ministro Herman Benjamin (presidente do STJ) e pelo desembargador federal Carlos Muta.

 

“O objetivo é estar presente em um dos estados que mais cresce no país, conhecer os problemas que desafiam o Judiciário e, no caso da Justiça Federal, visitar locais onde pretendemos criar novas varas. Queremos que essa iniciativa seja um cartão de visita da magistratura federal brasileira”, disse Herman no mês passado, durante visita ao Estado.

 

Para a procuradora-geral, trata-se de um avanço importante para a sociedade e para o sistema de Justiça de Mato Grosso do Sul.

 

“A ampliação das varas vai proporcionar uma melhora significativa nos serviços prestados à nossa população. Esse resultado é fruto da caminhada da direção do Tribunal Regional Federal da Terceira Região que sempre estendeu participação e diálogo com o Executivo, por meio do governador Eduardo Riedel e da PGE”, afirmou Ana Ali.

 

Fernanda Fortuna, Comunicação PGE-MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ELEIÇÕES 2026
Em debate, Riedel coloca combate à extrema pobreza em MS no centro das prioridades
POLITICA
Em Dourados, Riedel aponta saúde, infraestrutura e mobilidade social como bases para novos avanços
ELEIÇÕES 2026
Pesquisa aponta cenário decisivo para o Governo do Estado de MS
ELEIÇÕES 2026
Eduardo Riedel cumpre agenda de campanha com carreatas, caminhadas e reuniões no norte e nordeste MS
POLITICA
Londres Machado cumpre agenda de campanha em municípios de Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

POLICIAL
Brincadeira com arma acabou na morte de adolescente de 16 anos no MS
Ajude
Família pede ajuda após criança ser internada e aguardar transferência para atendimento especializad
POLICIAL
Amigas foram torturadas por 5h em julgamento do 'Tribunal do Crime' em MS
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fatima do Sul se despede do pioneiro Sitonho, pai da Edineia diretora creche do Centro Educacional
VICENTINA
Wilson Araújo: Prefeitura de Vicentina tem novo secretário municipal