Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 3 de dezembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
MS ENTRE OS 5 DO PAÍS

Mato Grosso do Sul é o 5º maior gerador de empregos do país no acumulado de 2020

Mato Grosso do Sul é o 5º maior gerador de empregos do país no acumulado de 2020

30 Out 2020 - 11h02Por Marcelo Armôa, Semagro

Mato Grosso do Sul é o quinto Estado do país na geração de novas vagas no acumulado do ano, com 3049 novos postos criados no mês de setembro. É o que demonstra a Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho de outubro de 2020, elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com base dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

As medidas de abertura da economia e os investimentos industriais foram fundamentais para determinar esses resultados tornando a Indústria o principal setor responsável pela geração de vagas, apresentando 1.015 novas vagas a mais, seguido pelos Serviços, com 1.097 novas vagas e Comércio, com 842 novas vagas. O setor de serviços vem apresentando saldo positivo impulsionado pelos subsetores de Informação e Comunicação (547 vagas a mais) e Atividades Profissionais (203 vagas a mais). Clique aqui para acessar a Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho.

“A indústria vem se destacando ao longo do ano e em setembro tivemos 1015 empregos a mais, mostrando toda a retomada do setor, que tem se confirmado pelo resultado nas exportações e no desempenho industrial. O setor de serviços, o mais afetado pela pandemia, já dá sinais de retomada. E com a chegada das festas de fim de ano, já temos uma sinalização positiva do Comércio, a tendência é que até o final do ano continuemos bem posicionados, mesmo com a influência da Covid em alguns setores”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

No acumulado de janeiro a setembro de 2020, Mato Grosso do Sul já possui um saldo de 8.471 novas, impulsionado pela Indústria de Transformação com 5.780 novas vagas seguido pela Agropecuária com 863 novas vagas. Regionalmente, Dourados segue como o principal município gerador de vagas com 1.911 novas vagas. Campo Grande ainda não recuperou os empregos perdidos com a pandemia de Covid-19 com 3.012 vagas a menos no ano.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, “o desempenho na geração de empregos está relacionado à própria capacidade de investimento de Mato Grosso do Sul, evidenciada pelo equilíbrio fiscal, pelos investimentos feitos em infraestrutura executados pelo próprio Governo do Estado e pelo compromisso do governador Reinaldo Azambuja em manter a regularidade da Folha de Pagamento dos servidores públicos. Acreditamos que nos meses de outubro, novembro e dezembro mantenhamos uma situação favorável em relação ao emprego, fruto da política de desenvolvimento do Estado”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVOS PRAZOS
Detran-MS alerta para retomada de prazos que estavam suspensos por conta da pandemia
NOTA PREMIADA MS
No combate à sonegação fiscal, Nota MS Premida distribui R$ 3 milhões em prêmios
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conselho do PPI qualifica relicitação das concessões da Malha Oeste e da BR-163
128177839_3626238317444161_664616014474920901_o AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja destaca realização do sonho da casa própria para cerca de 23 mil famílias de MS
PRORROGADO
Deputado Barbosinha articula com governo e consegue prorrogar validade do concurso da Agepen
VALORIZAÇÃO
Com 13º integral pela primeira vez, professora da REE agradece pela valorização dos convocados em MS
EM BRASÍLIA
Em Brasília, Reinaldo Azambuja pede inclusão de rodovia Sul-fronteira no Orçamento da União
GESTÃO EFICIENTE
Com gestão eficiente, Governo paga 13° salário dos servidores nesta terça-feira
VICENTINA - SICREDI CHEGOU!
Inauguração do Sicredi é mais um passo dado no caminho do desenvolvimento, diz prefeito de Vicentina
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo publica Decreto e institui programa para desenvolver e fortalecer o cooperativismo em MS