Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de abril de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Mapeamento social garante ações efetivas do Estado em comunidades ribeirinhas de Corumbá

7 Fev 2025 - 05h00Por Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead

A Sead (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos), em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, realizou um mapeamento social, econômico e cultural das comunidades ribeirinhas da região de Corumbá. A iniciativa, efetivada na última semana, abrangendo quatro portos estratégicos: Porto Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho e Porto da Manga.

O objetivo da ação foi identificar as principais necessidades das populações locais e aprimorar as políticas públicas voltadas para essas comunidades, promovendo melhorias concretas em suas condições de vida. O projeto foi conduzido pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sead, por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos e da Coordenadoria de Execução e Gestão de Projetos Especiais.

De acordo com a superintendente da Política de Direitos Humanos da Sead, Andréa Cavararo, a iniciativa é essencial para garantir que as comunidades ribeirinhas tenham suas demandas atendidas e possam contar com políticas públicas adequadas.

"As comunidades ribeirinhas possuem enorme relevância histórica e cultural para o Brasil. Por isso, é fundamental que suas necessidades sejam atendidas para que o governo possa implementar medidas eficazes", destacou.

O cadastramento realizado pela Sead não se limitou apenas à coleta de dados, mas permitiu a construção de um diagnóstico abrangente sobre os principais desafios enfrentados pelos ribeirinhos. A iniciativa contemplou diversas áreas, como direitos humanos, assistência social, saúde, educação e meio ambiente, além de buscar documentar e preservar a rica cultura e tradições dessas comunidades, fundamentais para a identidade local.

Além do mapeamento social, a Sead também promoveu dois tipos de cadastramento voltados ao atendimento das populações ribeirinhas. O primeiro foi o programa Mais Social, um benefício financeiro oferecido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. O segundo foi o programa Cuidar de Quem Cuida, que concede auxílio a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência, visando a promoção da dignidade da pessoa humana.

Os resultados do levantamento indicam que 135 famílias foram cadastradas no mapeamento social, econômico e cultural. No programa Mais Social, 109 famílias receberam inscrição, enquanto o programa Cuidar de Quem Cuida contemplou uma família. Todos os cadastros serão analisados e, caso se encaixem nos critérios de cada programa, os cadastrados serão contemplados.

Com essas ações, a Sead reforça seu compromisso com a melhoria das condições de vida das comunidades ribeirinhas, buscando garantir direitos, ampliar o acesso a serviços essenciais e preservar a identidade cultural dessas populações.

Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead
Fotos: Divulgação/Sead

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Saul Schramm/Secom/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS lidera redução de emissões com etanol e avança em transição energética, aponta relatório da FGV
Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Refeitório: Deputados da ALEMS inauguram espaço sustentável para refeições
FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ EM BRASÍLIA
Prefeita se une à Câmara e vai para Brasília em busca de recursos ao município de Jateí
Foto: Luciana Nassar AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Ordem do Dia: 04 projetos são aprovados na sessão desta terça-feira na ALEMS
PROCESSO SELETIVO CONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOCONCURSOS E SELEÇÕES EM MS
Prefeitura abre PROCESSO SELETIVO com 117 vagas e salário de até R$ 4,8 mil
Região
Durante buscas, onça retorna ao corpo da vítima e ataca equipe no Pantanal
Vítima foi identificada pela PMA como Jorge.  Foto: Redes sociais/ReproduçãoTRAGÉDIA
Homem morre atacado por onça em fazenda
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do Elessandro Pereira, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento
Evento
Baile de Aleluia foi sucesso absoluto com show de Pepe Moreno e Diassis e Banda, em Vicentina-MS