Menu
SADER_FULL
segunda, 10 de maio de 2021
Busca
JATEÍ DE LUTO - JOÃO DIAS

João Dias foi prefeito por 02 vezes e lutou pela emancipação em 1953, conheça sua história por Jateí

10 Abr 2021 - 13h41Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

O começo deste dia 10 de abril de 2021 marca o fim da vida de João Dias no plano terrestre. Ele faleceu no inicio da madrugada, vencido por um câncer de pulmão com o qual ele travava uma luta há mais de dois anos. Antes, porém, ele já havia enfrentado e vencido a covid 19, apesar da grave comorbidade no orgão em que este vírus mais ataca.

João Dias foi um dos pioneiros de Jateí, tendo feito parte inclusive da luta pela emancipação do município, ocorrida em 1.953. Nas primeiras eleições de Jateí, para a Prefeitura e formação da primeira Câmara Municipal, João Dias foi eleito vereador, em 1.956. Com tino para o comércio, iniciou suas atividades no município na década de 1.950, com uma venda de secos e molhados, intercalando com a compra e venda de cereais. Posteriormente se associou a Arthur Boigues para iniciar as atividades da primeira cerealista de Jateí.
 
Sempre com efetiva participação política, João Dias teve forte atuação a partir da década de 1.980, quando se elegeu prefeito (1.982) pela primeira vez e depois voltou ao mesmo cargo em 1.992. Após este período, continuou a militância política e partidária, assegurando a vaga de vice-prefeito em três gestões no município. Em nota de pesar, o atual prefeito Eraldo Jorge Leite resumiu que João Dias deixa um legado de trabalho e amor à Jateí e sua gente.
 
Apesar da comoção pela dolorosa despedida eterna fisicamente, o sentimento de familiares e amigos é que o “grande guerreiro” descansou da árdua batalha. Ele foi gigante no enfrentamento ao câncer e exemplo de resiliência durante seu combate, pois procurou não se entregar em nenhum instante. A gravidade da enfermidade, porém, foi mais forte que sua vontade de viver e João Dias deixou o plano físico na primeira hora deste dia 10 de abril.
 
Apaixonado pela política, João Dias fez questão de participar de pelo menos um dia da campanha eleitoral de 2.020 em Jateí. Na última semana de campanha, ele deixou a cama e sua casa para ir ao comitê eleitoral e também às ruas da cidade pedir votos a seus candidatos à Câmara e Prefeitura. Sua filha Rozangela foi candidata a vereadora e para Prefeitura ele pediu votos para os reeleitos Eraldo e Cileide.
 
Jateí, por sua vez, nunca deixou de reconhecer o trabalho, a amizade e a fraternidade de João Dias. A história que ele construiu no município é motivo de orgulho para sua família e admiração dos amigos, autoridades e lideranças políticas.
 
Uma prova do reconhecimento foi a inserção da história de João Dias no livro “História e Cultura”, cuja primeira edição foi publicado no final do ano de 2.020. Autorizada pelo prefeito Eraldo, a obra resgatou fatos e personagens da história e o nome de João Dias ficou eternizado no livro com um relato de sua vida e fotos de sua trajetória. 
 
João Dias deixa sua companheira de vida, Alice e quatro filhos: Rozangela, Rosana, Rosimeire e Robert, além de netos e bisnetos. Ele também deixa o legado de trabalho e serenidade na política e na vida. Seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores até às 16h deste dia 10/04, de onde sairá para o sepultamento no cemitério municipal.
 
A Prefeitura decretou luto oficial por três dias e neste período as bandeiras devem hasteadas a meio mastro em homenagem a João Dias e sua história por Jateí.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REINALDO AZAMBUJA - GOVERNADOR DE MS DURANTE FORMATURA DA PC
Em formatura de escrivães e investigadores, Reinaldo Azambuja destaca desempenho da Polícia Civil
Foto: Chico Ribeiro/Arquivo NO GOVERNO DE MS
Novos secretários da Casa Civil e da Cidadania tomam posse nesta segunda-feira
FORMATURA
Reinaldo Azambuja participa da formatura de 224 escrivães e investigadores da Polícia Civil
AÇÕES DA AGEPEN
Agepen realiza doação de celulares apreendidos que beneficiarão alunos da capital
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Obras do Governo do Estado passam de R$ 1 bilhão em Dourados
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Dourados adere ao PROPEIXE e recebe veículos e equipamentos para o setor de piscicultura
MS - AQUEÇA UMA VIDA
Lançamento da campanha "Aqueça uma vida" traz apelo de solidariedade aos servidores
Família indígena pega a chave de casa entregue, no ano passado, na Aldeia Água Bonita (Foto: Divulgação/Governo do Estado) AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS abre licitação para construção de 43 casas na aldeia Água Bonita
COVID-19
Com covid, Cabo Almi está com 50% dos pulmões comprometidos
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhorar infraestrutura e logística, governo segue investimentos em pontes em diferentes regiõe