Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 6 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Economia

Isenção de IPVA para veículos movidos a GNV em Mato Grosso do Sul segue em 2025

31 Jan 2025 - 08h26Por nrodrigues

Medida visa tornar MS mais sustentável até 2030 e está alinhada aos ODS da ONU

Os proprietários de veículos automotores movidos a gás natural veicular continuam isentos do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em 2025. A medida faz parte da meta de tornar o Estado de Mato Grosso do Sul cada vez mais sustentável até 2030 e está alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Quem converteu até 31 de dezembro de 2024 ou já possuía veículo movido a GNV conta com a redução de 100% do IPVA devido, de qualquer espécie ou categoria, com motor acionado, de forma originária ou decorrente de conversão autorizada. Para os proprietários que desejam realizar a conversão em um futuro próximo, o Decreto nº 16.255 que acrescentou dispositivos ao decreto nº 9.918, de 23 de maio de 2000, informa que esses passarão a fazer jus ao benefício fiscal sempre no exercício seguinte ao da conversão.

Sobre a identificação dos veículos para fins de isenção do tributo, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) informa que, com auxílio do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), identificará anualmente os veículos com motor acionado a GNV de forma automática.

O secretário estadual de Fazenda, Flávio César, explica que caso o proprietário receba a notificação de lançamento do IPVA, ele poderá realizar a abertura de solicitação, via Portal de serviços eletrônicos da Sefaz.

"Caso você possua um veículo movido a GNV devidamente regularizado no Detran-MS em 31/12/2024 e mesmo assim tenha recebido o boleto (DAEMS) do IPVA 2025, deverá abrir uma SAP com o assunto 'IPVA – impugnação do lançamento', por meio do site https://www.catalogo.sefaz.ms.gov.br/ipva-impugnacao-do-lancamento/

"O GNV, além de mais barato que a gasolina, é um combustível não-poluente. O gás natural é um combustível de queima limpa, com menor geração de gás carbônico (CO), fato que contribui para a melhoria da qualidade do ar. É o Governo do MS trabalhando para reverter tributos em prol de um MS mais próspero, inclusivo, verde e digital", finalizou o secretário.

 

Para onde vai o IPVA?

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, ficando atrás apenas do ICMS. O valor do IPVA é apurado com a aplicação do percentual sobre o valor de mercado do veículo, constante da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A Constituição Federal estabelece que 50% do total arrecadado pelo Estado deve ser revertido para o município em que o veículo está registrado. Assim, metade dos recursos arrecadados com o IPVA são utilizados na manutenção das cidades.

Diana Gaúna, Comunicação Sefaz

Foto: Saul Schramm/Secom

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Detran-MS apresenta novas ferramentas digitais para maior comodidade dos usuários
Fotos: Bruno Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Incentivo do Governo de MS viabiliza investimento de R$ 16 bilhões em nova fábrica de celulose
FOTO: DIVULGAÇÃO / SITE DA PREFEITURA EVENTO
Bodoquena celebra aniversário com show de João Bosco e Vinícius, confira toda a programação
Campanha estadual "Maio Laranja" busca fortalecer as ações de enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Maio Laranja: 75% das vítimas de violência sexual em MS são crianças e adolescentes
Fotos: Bruno Rezende GOVERNO MUNICIPALISTA
Prefeito de Naviraí e vereadores apresentam ao Governo de MS projetos estruturantes para o município

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
ACIDENTE FATAL
Grave colisão na MS-376 entre Ivinhema e Deodápolis tira a vida de motociclista
FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - SAÚDE DE QUALIDADE
Especialidades médicas: Atenção em saúde garante atendimento humanizado em Vicentina
HOSPITAL DA VIDA - VÍTIMA FATAL  Ex-servidor da Receita Federal morre após acidente de trânsito em Dourados 05 maio 2025 - 07h44Por Cristina Nunes e Osvaldo Duarte  As causas do acidente ainda estão sendo apuradas - Crédito: Arquivo/Dourados NewsACIDENTE FATAL
Ex-servidor da Receita Federal morre após acidente de trânsito em Dourados