Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Inclusão do estudante com transtorno do espectro autista é tema de debate em seminário

3 Abr 2024 - 06h00Por Adersino Junior, Comunicação SED

A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou terça-feira (2), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Dra. Mariluce Bittar, em Campo Grande,  o IV Seminário Ceame/TEA:  Perspectivas Educacionais na Inclusão do Estudante com Transtorno do Espectro Autista, em comemoração ao Dia Mundial de Reflexão do Autismo,

De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Janaina de Jesus Fernandes Belato, o evento tem como escopo oportunizar aos participantes uma reflexão acerca das características do Transtorno do Espectro Autista e abordar a Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da escola inclusiva para potencializar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer orientações gerais concernentes aos atendimentos voltados para estudantes com TEA.

Na abertura, a secretária adjunta de Estado de Educação, Dione Hashioka, mencionou a importância de promover capacitação dos profissionais que acompanham os estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na REE (Rede Estadual de Ensino). "O seminário, que está na sua quarta edição, instrumentaliza, fortalece e consolida cada vez mais o trabalho da Política de Educação Especial e Inclusiva preconizado pela Secretaria de Estado de Educação", enfatiza.

A superintendente de Políticas Educacionais, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, relatou que o encontro é importante para melhoria do atendimento dos estudantes da educação especial, "a data mundial é marcada em defesa dos transtornos de aspectos autistas e temos orgulho de Mato Grosso do Sul ser um dos únicos que têm um centro de atendimento educacional especializado, desde 2016 avançamos bastante, mas temos muito a conquistar. A política de apoio a educação das pessoas com deficiência não se resume apenas em acesso, nós trabalhamos para garantir acesso, permanência e aprendizagem aos nossos estudantes da REE".

Palestras

O público alvo do seminário foi o professor de apoio educacional especializado, bem como profissionais da saúde e educação e diretores escolares, que tiveram oportunidade de assistir palestra com a coordenadora de Educação Especial, Janaina Belato, com a temática: Percurso histórico, teórico e metodológico na constituição do Ceame/TEA. Na sequência a odontopediatra Renata Belchior de Barros explanou sobre 'Perspectivas de  manejo no atendimento odontológico da pessoa com autismo'.

No período da tarde a palestra será com educadora especialista Adriana Bellei, que explanará sobre: Perspectiva educacionais na gestão escolar inclusiva do estudante com Transtorno do Espectro Autista.

Já a temática 'Perspectivas educacionais da inclusão do estudante com Transtorno Espectro Autista na BNCC' será proferida pelos professores mestres Astrid P. das Neves Matos e Diniz da Cunha Silveira.

O encerramento do ciclo de palestras será com professor doutor Ronaldo Rodrigues Moises que falará sobre o tema 'Perspectivas da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior'.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
Fotos - Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS