Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
VICENTINA - MAIS SAÚDE

Prefeito destaca importância do ônibus da Cassems que atendeu 162 pessoas em Vicentina

17 Fev 2014 - 08h30Por ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS

O município de Vicentina recebeu durante todo o dia do último sábado (15), o ônibus da saúde da Cassems. O ônibus que há mais de dois anos vem realizando atendimentos no interior do Estado com programa de prevenção da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems).

Estiveram presentes na solenidade de abertura dos trabalhos médicos, o prefeito Hélio Sato (PMDB), o deputado estadual Lauro de Davi (PROS), o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o secretário municipal de saúde, Fernando de Oliveira, os vereadores Juraci Rodrigues “Japão” (PSDB), Thiago Brigatti (PMDB), Clodoaldo “Zoinho” (PROS) e Petruça Lourenço (DEM), e demais autoridade locais.

Durante todo o dia foram feitos 162 atendimentos pela equipe médica, sendo 56 pessoas consultadas, 28 momografia e 22 preventivos, esses antedimentos pelo SUS e Prefeitura, e pela Cassems foram feitos 24 mamografia e 22 preventivos, totalizando 162 atendimentos no geral.

Para o prefeito Hélio Sato, o ônibus da saúde da Cassems é de fundamental importância para todos de Vicentina “Quero agradecer ao presidente da Cassems, Ricardo, ao deputado Lauro de Davi e também aos vereadores que apoiaram e se colocaram a disposição para vinda desse ônibus para atender a população de Vicentina”, enfatizou Sato.

Viabilizador do programa o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache, salientando que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame anualmente”.

ESTRUTURA DE PRIMEIRO MUNDO

A maior estrutura de prevenção ao câncer do país é equipada com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos.

SOBRE A DOENÇA

Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

O câncer do colo de útero é o terceiro mais comum em mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram cerca de 18.000 casos novos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

EM VICENTINA

O “Ônibus da Saúde” atendeu das 08h da manhã até às 17h da tarde, na Rua Rainha dos Apóstolos, 270, na Unidade Básica de Saúde do município em frente ao Posto Central.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS