Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
campo Grande

Grupos pró e contra Alcides Bernal devem lotar a Câmara amanhã

14 Out 2013 - 18h00Por Campo Grande News

Manifestantes favoráveis e contra o prefeito Alcides Bernal devem lotar as galerias da Câmara de Campo Grande amanhã para acompanhar a votação dos pedidos de instalação de Comissão Processante. Sindicalistas e partidos políticos estão se mobilizando para levar manifestantes e pressionar os vereadores, que, se criarem a comissão, abrirão caminho para a cassação de Bernal.

A votação deveria acontecer na terça-feira da semana passada, mas foi adiada em razão de manifestantes terem ocupado a Câmara. Na ocasião, cerca de 700 manifestantes ligados a mais de 12 entidades sociais e sindicais ocuparam o plenário da Câmara em apoio a Bernal. Para a sessão de amanhã, o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), convocou a Polícia Militar para dar segurança aos vereadores.

Desta vez o risco de conflito é entre grupos rivais, pois agora, além dos sindicalistas e dirigentes de entidades que estão apoiando Bernal, até peemedebistas estão mobilizando a participação de opositores ao prefeito na sessão desta terça-feira. “O PMDB também está mobilizando”, afirmou o coordenador estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Abílio Borges, que foi um dos líderes da mobilização da semana passada a favor de Bernal.

A presidente municipal do PMDB, vereadora Carla Stephanini, nega que seu partido esteja orquestrando mobilização de peemedebistas, embora admita que espontaneamente poderão acompanhar a sessão de amanhã. “De nossa parte, não tem nenhuma articulação de levar grupos como eles levarão”, declarou Carla, referindo-se a sindicalistas e dirigentes de entidades pró-Bernal. “Agora pode ser de as pessoas irem de forma espontânea”, acrescentou.

O presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Genílson Duarte, confirmou que está convocando dirigentes sindicais para participaram da sessão da Câmara na terça-feira. Garantiu, porém, que o grupo não vai defender o prefeito Alcides Bernal. “Vamos defender que seja votado o pedido. Entendemos que o impasse entre Executivo e Legislativo deve ser resolvido. Na semana passada, fomos mau interpretados. Nós fomos na Câmara e fomos ao chefe do Executivo. Os dois lados querem que seja votado. Então, que se vote logo. A população não agüenta mais isso”, disse Duarte, que na semana passado levou 35 sindicalistas para a sessão.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), Roberto Botarelli, tem posição contrária à instalação de Comissão Processante contra o prefeito Alcides Bernal. “Estão tentando fazer afastamento político do prefeito. Perderam a eleição e não admitem a derrota. Querem dar um golpe”, acusou o dirigente.

Segundo Botarelli, só seria admissível o processo contra o prefeito caso se provasse que existem irregularidadem na administração, o que, para ele, não aconteceu. Indagado se os dados apresentados pela CPI da Calote não teriam demonstrado essas irregularidades, o sindicalista respondeu: “A CPI da Saúde é pior. Tem um médico que é vereador que recebe salário do poder publico e não vai ao posto”. Considera que a Câmara age com dois pesos e duas medidas diferentes. “Não pode para uns usar o rigor da lei e outro a benesse”, criticou.

Questionado sobre a quantidade de educadores que levará para a Câmara amanhã, Roberto Batarelli disse que não tinha estimativa. “Não tenho como prever, porque amanhã é dia de festividades do Dia do Professor em todo o Estado”, afirmou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados