Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo de MS realiza melhorias em 92% das escolas estaduais

13 Ago 2022 - 12h42Por SUBCOM

Para melhorar as condições de ensino e aprendizado, o Governo de Mato Grosso do Sul fez, nos últimos 7 anos e meio, intervenções como reformas, ampliações, obras de acessibilidade e adequações nas redes hidráulica e elétrica em 92% das 348 escolas estaduais.

Em 41 unidades da Rede Estadual de Ensino, foram reformas gerais. Foi o que aconteceu na Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias, em Campo Grande, que foi totalmente transformada. As paredes pichadas, os sanitários sem portas, a rede elétrica antiga, a falta de drenagem e de acessibilidade e os ventiladores antigos ficaram no passado. 

Daquela época, ficaram apenas as fotos, colocadas em um cartaz (mostrando o antes e o depois da reforma) para lembrar aos alunos a importância de manter o ambiente limpo, arrumado e conservado.O cenário agora é outro. A E.E. Maria de Lourdes Areias, com 1.284 alunos, ganhou piso tátil, rampas, aparelhos de ar-condicionado nas 15 salas de aula, nova rede elétrica e a quadra recebeu cobertura e pintura. O prédio inaugurado em 1986 nunca tinha passado por uma reforma, apenas por ampliações e pequenos reparos. Mas em abril de 2019 tudo mudou, com a entrega da unidade revitalizada.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o investimento em estrutura física contribui para a melhoria do ensino. “Das 347 escolas estaduais, 323 passaram por algum tipo de reforma, readequação das redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade, reestruturação ou ampliação. São centenas de reformas gerais e parciais, além dos investimentos em equipamentos, laboratórios móveis e computadores e formação dos nossos professores. O objetivo do Governo é fortalecer as escolas públicas, não apenas para melhorar o ambiente para os educadores e alunos, mas também para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos”, disse.

Prestes a se aposentar após dedicar 30 anos de sua vida à E.E. Maria de Lourdes Areias, a coordenadora Lisete Vasques da Silva Santos, de 61 anos, acompanhou toda a transformação. Ela trabalha na escola desde 1987, tendo apenas se ausentado durante um período de cinco anos.

“A cozinha tinha bastante vazamento de água. O piso era ruim. A quadra não tinha cobertura. E o sonho era passar a secretaria para a parte de frente da escola, para dar mais segurança e evitar que outras pessoas entrassem na escola. As paredes estavam bastante pichadas, era feia mesmo. No pedagógico sempre tinha bom resultado, mas a escola não era bem vista por causa da estrutura”, contou.

Agora, segundo ela, “o ambiente é outro”. “É uma satisfação trabalhar em um ambiente limpo, com aprendizado e também com a parte humana que aqui tem. Eu amo demais essa escola!”, declarou.

O clima mudou também entre os estudantes. Aluno do 2º ano, Leonardo Morales, de 17 anos, disse que a incidência de brigas diminuiu com a transformação do ambiente. “A escola era horrível. Não tinha quase nada. O banheiro estava todo pichado, a pintura estava velha, o lixo era uma lata de tinta e tinha muita briga. Tinha aluno que só vinha para pichar os banheiros. Agora dá mais vontade de vir para a escola. Está bem melhor”.

A diretora Adriana Bellei conta que, antes da reforma, não era possível nem mesmo colocar ar-condicionado nas salas de aula, já que a rede de energia era antiquada. “Era caótico. A estrutura era boa, mas a escola estava depredada, paredes pichadas, infiltrações, rede elétrica antiga, colocávamos aparelhos na tomada e queimavam. Além disso, não havia drenagem, quando chovia alagava”, disse.

De acordo com a inspetora Lúcia Marques de Mattos, hoje até os alunos ajudam a cuidar para que os colegas não depredem o espaço. “Eu trabalho aqui há 20 anos. Antes era muito feio aqui, não tinha esse piso, só o contrapiso. Hoje é uma nova escola e eu cuido para continuar assim, bem cuidada. E agora até mesmo os alunos não deixam pichar ou estragar a escola”, contou.

Aluna do 3º ano, Fernanda dos Santos Soler, de 17 anos, estuda na E.E. Maria de Lourdes Toledo Areias há 11 anos. Ela é mais uma que não poupa elogios aos investimentos na unidade de ensino. “Dava muita tristeza vir à escola. A diretora lutou bastante e hoje tem ar-condicionado, a biblioteca tem vários livros. É uma estrutura muito boa para uma escola pública. Essa quadra não era coberta, não tinha nem marcação no chão. Agora, mudou”.

Lúcia Martins Coelho

Em todo o Estado, 323 escolas receberam algum tipo de intervenção. Também em Campo Grande, a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho ganhou uma reforma de R$ 6,5 milhões: a maior no prédio do início da década de 70. 

Todos os espaços físicos receberam investimento. O prédio ganhou elevador, rampas e demais dispositivos de acessibilidade, adequação da edificação às normas vigentes de proteção contra incêndio e pânico e proteção contra descargas atmosféricas. 

A cobertura foi substituída, assim como revestimentos de pisos, os banheiros e a cozinha foram totalmente reformados, as calçadas sofreram adequações e a escola ganhou pintura nova. A entrega desses investimentos foi realizada no ano passado.

Funcionária mais antiga da escola, Rosa Marques Silva nunca tinha visto uma reforma tão ampla e significativa. “Eu amo essa escola. Já fiz de tudo aqui. Fui da limpeza, merendeira, professora sem ser professora, e hoje sou inspetora e nesses 25 anos nunca vi uma reforma como essa. Agora tem elevador, acesso para cadeirante, a cozinha, era pequenininha, hoje está linda. Eu sofria com aquela cozinha. Ficou mais aconchegante para a gente e para os alunos. O conjunto ficou ótimo”, contou Rosa, na ocasião. 

“É uma alegria ter feito toda a reconstrução, ampliação e revitalização do Lúcia Martins Coelho que é, talvez, uma das escolas mais antigas de Mato Grosso do Sul, com 51 anos, lançada em 1970 e inaugurada em 1971, e principalmente pela história da Dona Lúcia (que dá nome à escola), uma pessoa que foi alfabetizada pelo esposo, construiu uma escola na sua propriedade, porque ela era apaixonada pela educação e pelo que significa a Escola de Autoria, de tempo integral, com laboratório, robótica, aprendizado. Isso fortalece a escola na volta dos alunos e faz parte de um programa que vai praticamente reformar e reconstruir todas as escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul”, disse Reinaldo Azambuja.

A reforma da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho teve o cuidado de preservar a fachada. É que a unidade de ensino foi declarada no Plano Diretor como Zona Especial de Interesse Cultural. Projetada por quatro arquitetos de São Paulo (Raymundo de Paschoal, Haron Cohen, Antonio Foz e Laonte Klawa) em 1969, ela faz parte de uma corrente da arquitetura modernista conhecida como Escola Paulista ou Brutalismo, com concreto aparente e grandes vãos, muito comum em Campo Grande na década de 70. A reforma, que manteve as características do prédio, ajuda a preservar a estrutura da escola e a história de Campo Grande.

Interior

No interior também são dezenas de prédios já entregues, totalmente reformados, como a Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, em Maracaju, que também foi ampliada e agora conta com elevador panorâmico e painéis fotovoltaicos para produzir energia solar para toda a escola e para outras unidades de ensino da cidade. 

Outras obras foram iniciadas e continuam a pleno vapor. É o caso da reforma geral da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, de Bonito, que foi autorizada pelo governador Reinaldo Azambuja em março deste ano.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS