Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 9 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo de MS e BNDES firmam convênio para estudos de concessão de parques estaduais

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinou contrato com o BNDES

30 Dez 2020 - 13h27Por Sílvio de Andrade, SUBCOM

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinou contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para iniciar os estudos de viabilidade visando a concessão de cinco parques estaduais, buscando, assim, propiciar a utilização sustentável de seus espaços públicos pela população. Por meio desta parceria o Estado pretende valorizar suas riquezas naturais e culturais e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

O extrato do contrato foi publicado na edição desta quarta-feira (30) do DOE (Diário Oficial Eletrônico) e tem por objeto a prestação de serviços de “apoio, avaliação, estruturação e implementação de projetos visando à concessão dos serviços públicos ou de uso de bem público com delegação de serviços de apoio à visitação, à revitalização, à modernização, à operação e à manutenção dos serviços turísticos nas unidades de conservação”.

No contrato firmado foram incluídas cinco unidades de conservação candidatas à concessão e que terão estudo de viabilidade financiado pelo BNDES, com conclusão prevista para o final do ano de 2021: Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema, Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e o Monumento Natural Gruta do Lago Azul de Bonito.

Agenda sustentável

Confirmada a viabilidade do projeto que analisa quesitos como logística, infraestrutura existente e atratividade, será definido o modelo de concessão a ser adotado. A ideia não é tornar as unidades de conservação fontes de renda, mas sim oferecer à população a oportunidade de interagir com a natureza, desfrutar dos parques e, com isso, aprender e ajudar a conservar a natureza com uma infraestrutura mais adequada ao usuário, conforme explicou Ricardo Senna, secretário-adjunto da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

“O Estado está dando um grande passo para promover a conservação dos recursos naturais aliada ao desenvolvimento econômico, aproveitando melhor o potencial destas unidades muito além dos seus serviços ambientais (biodiversidade, qualidade da água, etc)”, disse Senna. “O uso público destes espaços corrobora com a tendência hoje das pessoas em buscar áreas verdes para praticar trilhas, caminhada, espiritualidade, entre outras atividades.”

O secretário-adjunto lembrou que a proposta de concessão dos parques à iniciativa privada nasceu em 2018, com a realização de um seminário coordenado pela Semagro, cuja iniciativa atraiu o interesse do BNDES, que hoje financia estudos der viabilidade de 36 unidades de conservação em nove estados, dentre os quais Mato Grosso do Sul. “O projeto compreende a consolidação de parte importante da agenda ambiental do Governo do Estado”, enfatizou.

Modelos inovadores

Segundo a secretária especial Eliane Detoni, do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), vinculado à secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov), esse projeto tem total aderência a agenda do Estado para o desenvolvimento sustentável. “Mato Grosso do Sul está comprometido com os ODS da ONU, a exemplo da PPP de esgotamento sanitário e dos projetos de energia renovável e inclusão digital para 2021. Essa será mais uma parceria de sucesso com o BNDES que resultará em modelos de gestão inovadores e sustentáveis para geração de renda e desenvolvimento regional do nosso Estado”, disse.

O programa desenvolvido pelo BNDES possibilitará a formação de uma carteira de projetos robusta, atração de novos investidores de forma consistente e a alavancagem da agenda do setor, com foco em preservação ambiental, turismo sustentável e geração de renda e desenvolvimento regional. Além dos cinco parques, o programa inclui o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, administrado pelo ICMBio. Já o Parque Estadual do Pantanal de Rio Negro também deve passar por estudo de viabilidade visando à concessão, porém via Ministério do Turismo.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende (destaque) ALERTA
Com menor nível histórico, Rio Paraguai registra recorde e Imasul emite alerta
HOSPITAL REGIONAL - Foto: Joilson Francelino AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo cria grupo técnico de compras para regularizar estoques do Hospital Regional
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Contorno viário de Chapadão do Sul vai levar segurança aos motoristas, melhorar a infraestrutura e r
Vereador Laurindo Barba - PSDB CULTURAMENSE AGRADECE
Barba agradece pela confiança nos 590 votos e promete mais trabalho e conquistas para Culturama
O vereador Geraldo Corado (MDB) morreu antes do fim da apuração dos votos em Sebastião Barros (PI) ELEIÇÕES 2024
Vereador reeleito morre de infarto durante apuração de votos

Mais Lidas

Trânsito Violento
Tragédia na rodovia 376: Colisão fatal de Hilux próximo a Vicentina tira a vida de duas pessoas
FOTO: LIVE MS NEWSVICENTINA - ACIDENTE COM VÍTIMA
AGORA: Acidente com vítimas fatais em VICENTINA
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Márcia Pereira, família informa sobre velório e sepultamento
Policial
Jovem de 28 anos bate carro e morre em cidade do MS
VEREADORES ELEITOS EM FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - VEREADORES ELEITOS
Confira os vereadores ELEITOS em Fátima do Sul