Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 14 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo de Mato Grosso do Sul entrega quase 500 novos RGs para população indígena

24 Ago 2024 - 05h00Por Jaqueline Hahn Tente, Comunicação Cidadania

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança e Pública) e da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), realizou a entrega de aproximadamente 500 novas Carteiras de Identidade Nacional (o novo RG) para povos originários do pantanal.

A iniciativa faz parte da 4ª edição do programa “MS em Ação”, realizado em julho deste ano na aldeia Cachoerinha em Miranda, atendendo também as comunidades Argola; Babaçu; Boa Esperança; Lagoinha; Lalima; Mãe Terra; Moreira; Morrinho; Passarinho; Kinikinau; Kay Koe e Nossa Senhora de Fátima.

Na ocasião foram disponibilizados a população indígena diversos tipos de serviços, tais como emissão de documentos, atendimentos médicos e odontológicos, oficinas, palestras, entre outros.

"As equipes vieram aqui em nossa comunidade e fizeram os documentos. Facilitou muito o deslocamento do nosso povo, que não precisou ir até a cidade para fazer o documento. Isso tudo é muito proveitoso para nossa população", destacou Rogério Nunes, cacique em exercício da Aldeia Cachoeirinha, município de Miranda.

Para a secretária da SEC, Viviane Luiza, essa é mais uma ação inclusiva que tem gerado bons resultados. "É o Governo do Estado mais uma vez saindo a frente, entregando quase 500 novos RGs para a comunidade. Isso é a materialização do MS em Ação. A união da Cidadania com a Segurança Pública fazendo a diferença", disse Viviane.

Representando a Sejusp, o secretário-executivo de Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, também participou da entrega dos documentos e explicou a importância da ação.

"É um dia histórico para nós da Segurança Pública poder estar aqui nesta comunidade, ofertando aquilo que ela realmente precisa que é a presença do Estado. Por meio da entrega da Carteira de Identidade Nacional a população poderá acessar diversos outros serviços públicos. Atingimos a nossa meta, não deixando ninguém para trás", disse o coronel.

Novo RG

Em um esforço contínuo para modernizar e facilitar a identificação civil em Mato Grosso do Sul, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, está expandindo cada vez mais o atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional.

O diretor do Instituto de Identificação, Daniel Ferreira de Freitas, explica que desde janeiro de 2024, quando o MS iniciou a confecção da CIN, já foram expedidos aproximadamente 160 mil documentos. "Desse total, duas mil pessoas indígenas já foram beneficiadas em no Mato Grosso do Sul e estamos trabalhando para ampliar cada vez mais os nossos serviços", concluiu o diretor.

A população em geral pode fazer o agendamento da CIN gratuitamente pelo site da Sejusp, por meio do link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br/

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação Cidadania
Tenente Albuquerque, Comunicação Sejusp
Fotos: Tenente Albuquerque

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Renata Brum, Comunicação Segem AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança guia para planejamento municipal do PPA 2026-2029
VACINA - Danúbia Burema, Comunicação SES BORA VACINAR GALERA
Governo de Mato Grosso do Sul libera vacina contra gripe para toda a população
MAIS SOCIAL - Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS atinge menor desigualdade social desde 2016 e inicia entrega de cartões da busca ativa
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS intensifica investimentos em infraestrutura urbana em Bataguassu e GLÓRIA DE DOURADOS
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Esperança que floresce entre muros: reforma de escola une educação, dignidade e transformação social

Mais Lidas

Nas fotos a caminhonete que Guilherme Mateus conduzia na hora do acidente. O Corpo de Bombeiros de Amambai atuou no resgate do corpo. (Fotos: CBM)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motorista de Hilux morre preso às ferragens após carro capotar e bater em poste
Região
Tragédia na BR-262: Casal morre em acidente e filha é socorrida em estado grave
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede da Dona Nayr, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
CRIME
Jovem é morto com 12 tiros em frente de residência
Plantão
Tragédia na BR-163: mulher morre após colisão com capivara e depois bater em coqueiro