Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
domingo, 14 de junho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Futuro estratégico: MS recebe fórum participativo para planejar os próximos 25 anos do País

18 Jun 2025 - 15h48Por Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

O que queremos para os próxmos 25 anos é a pergunta focal do fórum participativo "Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050, que nesta quarta-feira (18) está em Campo Grande para colher sugestões e traçar uma agenda de longo prazo, permitindo mais produtividade, competividade e investimentos em Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

O governador Eduardo Riedel participou da abertura do fórum, na Câmara Muncipal, e destacou a importância de planejar o Estado brasileiro, com ações que garantam uma transformação da sociedade com desenvolvimento sócio-econômico e paz, com a exigência e velocidade que os problemas estão impondo ao mundo contemporâneo.

"O mundo passa por transformação em grande velocidade. E isso vale também para a nossa administração pública. É um mundo desafiador e só discutindo a longo prazo, vamos obter  respostas", garantiu. Riedel ainda salientou os índices positivos que a sociedade vem alcançando nos últimos anos, com base no planejamento estratégico em políticas públicas e nas diretrizes de prosperidade, inclusão social, sustentabilidade e inovação.

"Nós saímos, em 2023, de 2,7% de pobreza extrema para 1,9% este ano e vamos erradicá-la. Na educação, 62% das escolas estaduais oferecem modelo em tempo integral,  com cursos profissionalizantes. E isso passa pelo apoio às nossas comunidades indígenas, aos agricultores familiares, com tecnologia e inclusão. Passa por uma transformação em competitividade para oferecer às empresas o melhor resultado em infraestrutura. São R$ 25,7 bilhões alocados em concessões e privatizações. Este movimento só é possível porque as diretrizes foram traçadas e o plano estratégico delineado", apontou o governador.

Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, a Estratégia Brasil 2050 busca envolver diversos setores para orientar o crescimento sustentável do país a partir de um plano de Estado a ser construído pelo setor público, privado, pelas universidades e por toda a sociedade.

Na cerimônia de hoje, a ministra Simone Tebet justicou o plano diante dos desafios apresentados num mundo com tensões geopolíticas, mudanças climática, avanço da inteligência artificial, novos arranjos macroeconômicos e integração de novos mercados, além de incentivar uma cultura de planejamento. A ministra também lembrou que no ano de 2050, o País será predominantemente constituído por uma população idosa.

"É um projeto que vai permitir que a gente possa levar para o mundo o Brasil que a gente deseja. A estratégia para 2050 é uma agenda suprapartidária do Estado brasileiro, com indicadores e meta para os serviços públicos em parceria com o setor privado", afirmou.

O projeto encerra sua fase de apresentação em Campo Grande, após percorrer vários estados do Brasil. A Estratégia Brasil 2050 está em fase de elaboração e vai consolidar um documento de referência para o planejamento de longo prazo do país.

O evento de hoje contou com a participação dos vereadores da capital, prefeitos, representantes do setor privado, da academia, sociedade civil e secretários do Governo do Estado. A consulta pública segue aberta até o próximo dia 22 de junho. Saiba mais sobre a Estratégia Brasil 2050: https://www.gov.br/Brasil2050

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Comunicação Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Projeto Circula Cultura MS encerra primeira edição com público de 25 mil pessoas em 42 municípios
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS amplia infraestrutura em Bela Vista e fortalece integração com a Rota Bioceânica
Roadmap Foto Ana Christina Semadesc 730x480 ROADMAP
Roadmap alcança 96% dos municípios e fortalece a conexão entre ações locais
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do Sul AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
CONGRESSO
Congresso municipalista amplia diálogo entre Estado e prefeituras sul-mato-grossenses

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
Ana Célia de Medeiros Santana Vicente será a primeira mulher a presidir a ACIFAS. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIAFÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIA
Ana Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026