Menu
SADER_FULL
quinta, 4 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Ex-ministro da Agricultura enaltece o crescimento do agronegócio sul-mato-grossense

Ex-ministro da Agricultura enaltece o crescimento do agronegócio sul-mato-grossense

30 Set 2020 - 15h41Por (Segov/MS)

O potencial de desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso do Sul e os caminhos pós-crise foram tema da live CBN em Ação, nesta terça-feira (29), com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária, Roberto Rodrigues e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, além de outros representantes do setor produtivo e empresarial.

Na ocasião, o ex-ministro enalteceu o potencial produtivo de Mato Grosso do Sul, mencionando nominalmente o secretário de Governo como motivo de orgulho para o MS: “Mato Grosso do Sul é um Estado extraordinário, tenho alguns dados que mostram o que aconteceu com o Estado neste ano em relação ao ano passado: a produção de soja cresceu 58%; produção de açúcar, 207%; MS é o segundo maior produtor de carne bovina, 5º de soja, 4º de milho, 2º de produtos florestais e 4º de cana de açúcar. É um baita Estado, com um povo maravilhoso. Tenho um orgulho enorme de estar no Mato Grosso do Sul encontrando colegas que ajudam a formar um Estado maravilhoso no sindicalismo, no cooperativismo, na sociedade civil, nas universidades e um governo que tem um homem como o Eduardo Riedel, tem que ter orgulho mesmo do que está fazendo”, destacou.

Roberto Rodrigues discorreu sobre o cenário do agro brasileiro em âmbito global, destacando as oportunidades e os desafios relativos à logística, seguro-crédito, imagem, diplomacia, tecnologia, defesa sanitária, organização e comunicação, com destaque para a visão de futuro: “Mato Grosso do Sul precisa avançar muito na agregação de valor, como o Paraná fez. Aí, com ação pública somada com a privada, vender não só commodities, mas produtos mais bem-acabados”, apontou.  

 

"A diversificação da produção ajudou MS a ser o 6º mais competitivo do país", aponta Riedel.

Durante a live, o secretário de Governo destacou a mudança do agronegócio no Estado e a redução da faixa de pobreza, de 40% para 5% em 2020, como fatores que impulsionaram Mato Grosso do Sul a ranquear entre os seis mais competitivos do país: “Agregada à essa transformação social, tivemos nos últimos quinze anos uma diversificação da matriz de produção com a safrinha, algodão, pecuária de leite, papel e celulose, acompanhada da industrialização – que é o primeiro passo na agregação de valor, tão bem colocada pelo Roberto como chave para nosso desenvolvimento”, destacou Riedel.

Riedel abordou com o ex-ministro também a questão do crédito internacional: “Neste momento de taxa de juros reduzida, quando vamos destravar esse capital financeiro em massa que está rodando o mundo para alavancar o agronegócio brasileiro?”, perguntou. “Eu diria que nosso problema é ter um sistema financeiro muito concentrado. Há uma espécie de grupo pequeno que toma posições de forma mais ou menos homogênea quanto ao crédito. Nós precisamos ampliar o mercado financeiro brasileiro e flexibilizar o uso desses papeis novos no financiamento do crédito rural. O Brasil demorou muito para perceber que uma saída liberal é melhor que uma saída estatal”, concluiu Rodrigues.

Também participaram da live, o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o presidente da OCB/MS, Celso Régis (OCB-MS); o diretor do Grupo Master, Luiz Antônio de Souza Campos; o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unigran EAD, professor Reginaldo José da Silva, além do jornalista e apresentador do CBN Agro, Éder Campos.

Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mariana Anjos - Assessoria deputado Eduardo Rocha AÇÕES DEPUTADO EDUARDO ROCHA
Deputado Eduardo Rocha é reeleito vice-líder do governo de MS na Assembleia Legislativa
Foto: Mariana Anjos - Assessoria deputado Eduardo Rocha AÇÕES DEPUTADO EDUARDO ROCHA
Deputado Eduardo Rocha recebe autoridades de São Gabriel do Oeste e debatem sobre emendas
FERTEL TEM NOVO DIRETOR-PRESIDENTE
Jornalista Ico Victório toma posse como diretor-presidente da Fertel
AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Barbosinha pede ação emergencial para conter abuso das taxas cartorárias no Estado
NOVA ELEIÇÃO
Sidrolândia terá nova eleição para prefeito, decide Tribunal Superior Eleitoral
CORONAVÍRUS NO MS
Covid-19: governador volta cobrar liberação de "mais vacinas em menor tempo"
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhorar malha rodoviária de Três Lagoas, governo assina contrato de R$ 6,9 milhões
Katiuscia Fernandes - Subcom ENERGIA SOLAR NO PANTANAL
Entenda como paineis solares vão garantir energia elétrica a 5 mil no Pantanal
APROVADO NA ALEMS
APROVADO: 'Fura-filas' da vacina podem ser multados em mais de R$ 90 mil em MS
Governador de MS, Reinaldo Azambuja, em entrevista coletiva esta manhã (Foto: Paulo Francis) CORONAVÍRUS EM MS
Reinaldo critica "politização da pandemia" e diz que "idiota" espalha fake news