Menu
SADER_FULL
segunda, 8 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
MS DE LUTO

Entenda como fica a votação em Naviraí com a morte de Onevan de Matos

Entenda como fica a votação em Naviraí com a morte de Onevan de Matos

13 Nov 2020 - 19h42Por Campo Grande News

Após mais de um mês internado em São Paulo (SP) no Hospital Sírio Libanês, o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), 77 anos, faleceu nesta sexta-feira (13) em decorrência de uma pneumonia. Ele concorria à Prefeitura de Naviraí, o que gera agora nos eleitores a dúvida: como fica a situação da chapa no dia da eleição?

Como as urnas já estão com dados incluídos e não podem mais sofrer alterações, no domingo (15) os eleitores vão encontrar a foto, número de dados de Onevan nas urnas, mas estarão votando, na verdade, em seu então vice.

Márcio André, conhecido como Márcio Araguaia, é vereador pelo PTB em Naviraí e ficou à frente da campanha em sua maior parte. Vice de Onevan, ele foi acometido pela covid-19 ao mesmo tempo que o deputado estadual, se curando da doença.

Apesar de ser do PTB e a numeração de seu partido ser outra, nas urnas no domingo o seu número será o do PSDB, e a foto que aparecerá no lugar é a de Onevan. Conforme a lei eleitoral, em caso de falecimento, a sigla do candidato morto tem até 10 dias a contar do fato para indicar um substituto - no caso o novo vice.

A situação é tratada no artigo 72 da resolução nº 23.609, publicada no dia 18 de dezembro de 2019 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para consultar o documento na íntegra, clique aqui. O link dá acesso texto no site da Justiça Eleitoral.

Morte e substituto - Onevan também foi diagnosticado já sem covid, contudo, acabou sendo afetado por uma pneumonia de causa bacteriana - mas sua morte foi por infarto durante um cateterismo realizado no Sírio Libanês nesta sexta, revelou Márcio.

Com Márcio encabeçando a chapa faltando dois dias para as eleições, o PSDB terá que indicar um novo vice. A reportagem tentou contato durante a tarde com o presidente municipal tucano em Naviraí, Eugênio Guedes, para saber se já existe algum indicativo de quem deve compor a chapa nesse momento. Contudo, não nenhum retorno.

Já na Assembleia Legislativa, quem tem direito a cadeira antes ocupada por Onevan é Mara Caseiro, também do PSDB e que nas eleições de 2018 ficou como primeira suplente da coligação a qual faziam parte (PSDB, DEM e Pros). Atualmente, ela é diretora-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em parceria com o MEC, governo renova frota e entrega ônibus escolares para 79 cidades
AÇÕES DO GOVERNO MS
Irrigação de 800 hectares em Bandeirantes é reflexo da política de incentivo do Governo de MS
ELEGIVEL
Fachin anula condenações de Lula e petista volta a ser elegível
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja assina decretos que fortalecem políticas públicas para as mulheres
CULTURAMA - CONDOLÊNCIAS A FAMÍLIA
'Um homem honesto, trabalhador e pai exemplar', destaca Barba ao falar do João Morais de Culturama
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja e ministro da Educação entregam 168 ônibus escolares aos 79 municípios de MS
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Assembleia inicia semana com 10 projetos do Governo em tramitação
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo do Estado regulamenta atividades de escoltas de presos e guarda externa dos presídios da Age
HOMENAGEM AO "PAI DO DOF"
Barbosinha dá nome de 'Coronel Adib Massad' à sede do DOF em Dourados
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo inicia mais uma etapa para tornar gestão mais eficiente e qualificar serviços