Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Energia Social completa 6 meses com 685 mil contas de luz pagas pelo Governo de MS

20 Jun 2022 - 09h41Por Paulo Fernandes, Subcom

Lenir Rosa da Silva, de 54 anos, teve uma surpresa ao receber a conta de luz com vencimento em junho. Ela estava paga pelo Governo de Mato Grosso do Sul. 

A dona de casa é uma das beneficiadas pelo Energia Social. Em maio, 138.131 famílias foram contempladas com o programa, somando mais de 685 mil contas de energia elétrica pagas desde dezembro do ano passado.

“Eu não sabia desse programa. A energia está muito cara e aí veio essa surpresa. Veio escrito que o governo pagou a conta. Graças a Deus!”, contou Lenir.

Ela mora com o marido, o marceneiro Filicio Teixeira da Silva, e dois netos, de 15 e 19 anos, no Jardim Inápolis, em Campo Grande. E antes de ser incluída no programa, chegou a pagar R$ 270 de energia elétrica.

O Energia Social é um dos programas lançados pela gestão estadual para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 no orçamento das pessoas.

Agora, com o benefício, sobra mais dinheiro para pagar outras contas, comprar comida e o gás de cozinha. “O Filicio já tinha diminuído as compras de mercado. Ele prioriza as contas. Para ele, é muito importante ter o nome limpo. E com o dinheiro que deixamos de gastar com a luz podemos comprar outra coisa como o gás porque quando falta precisamos cozinhar à lenha”, afirmou.

Lenir Rosa da Silva não conhecia o programa e foi surpreendida com a conta paga pelo Governo: "Graças a Deus!" (foto: Chico Ribeiro)

O programa Energia Social completou seis meses com um impacto de R$ 47,423 milhões. Em Campo Grande, mais de 40 mil famílias receberam o benefício no último mês.

“Todo mundo perdeu com a pandemia e muitas pessoas empobreceram, criando problemas de cunho social. Por isso, lançamos mais esse apoio às famílias carentes”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

A secretária de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social, Elisa Cleia Nobre, contou que o Governo do Estado usa a base de dados do CadÚnico, do Governo Federal, para selecionar os beneficiários do programa. 

“Sem dúvida, o Energia Social é um programa que faz a diferença na vida da nossa população, principalmente das famílias mais vulneráveis. A Sedhast participa ativamente do andamento desse programa que, com o Mais Social e o Vale Universidade, fazem as pessoas de nosso Estado terem a certeza de que não estão sozinhas. Todas as ações deste Governo têm o reflexo positivo no social. Os indicadores mostram isso e nossas experiências acabam servindo de modelo para muitos outros estados do País”, disse Elisa Cleia Nobre.

Já o secretário-adjunto Adriano Chadid lembrou que o programa tem auxiliado milhares de famílias a enfrentar as dificuldades do dia a dia. “O programa Energia Social já tem seis meses estendendo as mãos para as pessoas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

São contempladas com o pagamento da conta as residências que utilizam até 220 kWh por mês, desde que as famílias estejam inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal e já sejam beneficiadas com a “Tarifa Social”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados