Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 28 de outubro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY

Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima

11 Jun 2026 - 09h36Por RotaMS/Redação

FÁTIMA DO SUL - A Câmara Municipal de Fátima do Sul aprovou o Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby, que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município. 

A proposta representa um importante avanço na promoção da inclusão, do respeito e da garantia de direitos para pessoas diagnosticadas com a síndrome da fibromialgia, doença crônica caracterizada por dores generalizadas, fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

Entre os principais pontos da nova legislação está o reconhecimento de direitos já concedidos às pessoas com deficiência, assegurando aos portadores de fibromialgia atendimento preferencial em órgãos públicos e estabelecimentos privados, além da utilização de vagas de estacionamento preferenciais.

O projeto também prevê a possibilidade de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF), documento que facilitará o acesso aos direitos garantidos pela legislação e contribuirá para o reconhecimento da condição perante os serviços públicos e privados.

Além disso, a Política Municipal estabelece diretrizes voltadas ao atendimento multidisciplinar dos pacientes, incentivo à capacitação de profissionais de saúde, disseminação de informações sobre a doença, participação da comunidade na formulação de políticas públicas e estímulo à inserção das pessoas com fibromialgia no mercado de trabalho.

Outro destaque da proposta é a inclusão do Dia Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser celebrado anualmente em 12 de maio, fortalecendo as ações de informação e combate ao preconceito enfrentado por quem convive com a síndrome.

Segundo a vereadora Elizângela da Komby, a iniciativa busca dar visibilidade a uma condição muitas vezes invisível aos olhos da sociedade, mas que causa sofrimento real e limitações significativas aos pacientes. A vereadora destacou que muitas pessoas com fibromialgia enfrentam diariamente dificuldades para acessar serviços, além da incompreensão e do preconceito decorrentes da falta de conhecimento sobre a doença.

Com a aprovação do projeto, Fátima do Sul dá mais um passo na construção de políticas públicas voltadas à inclusão, ao respeito e à garantia da dignidade das pessoas que convivem com a fibromialgia.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

ELEIÇÕES 2026
Movimento Vovó Vota defende consciência cidadã contra abstenção
MIGRAÇÃO
Na esperança de uma vida melhor, migrantes encontram apoio no Centro de Atendimento do Estado
SAÚDE - Foto: Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo leva saúde, programas sociais e emissão de carteira de identidade a ribeirinhos em Corumbá
DETRAN - Foto: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS abre escuta ativa para instrutores e convoca categoria para alinhar critérios de exames
PONTE - Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo ATENÇÃO
ATENÇÃO: Ponte sobre o Rio Paraguai em Corumbá ficará interditada na próxima quarta-feira

Mais Lidas

Trânsito
Grave acidente durante carreata em apoio a Lula deixa feridos na MS-147 na entrada São José
LUTO FÁTIMA DO SUL
A guerreira descansou: Fátima do Sul triste pelo falecimento da amiga Karina da Vigilância Sanitária
TRAGICO ACIDENTE
Sobrevivente de acidente com morte dos pais, bebê de 5 meses segue internada em MS
MANUTENÇÃO
Prefeitura de Vicentina mantém rotina de cuidar da cidade, dos distritos e estradas rurais
capa estudantes no controleAjude
Escola estadual de Jateí participa do projeto Estudantes no Controle 2026