Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Edital da ponte sobre o Rio Paraguai será publicado em 3 de março e obra concluída até julho de

O edital para a definir o consórcio de empresas que vai construir a ponte sobre o Rio Paraguai

18 Fev 2021 - 18h46Por SEMAGRO

O edital para a definir o consórcio de empresas que vai construir a ponte sobre o Rio Paraguai será lançado em 3 de março de 2021 pelo MPOC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações) do Governo do Paraguai. Na manhã desta quinta-feira (18), a Comissão Mista Paraguai Brasil reuniu-se por videoconferência e aprovou o edital com os termos, condições e prazos para a obra da ponte que vai ligar o município de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no país vizinho.

A Comissão reúne os Ministérios de Relações Exteriores dos dois países além de representantes de outro órgãos dos governos brasileiro e paraguaio, bem como do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

Para a realização da obra, a Itaipu Binacional destinou US$ 85 milhões. De acordo com os termos aprovados hoje, para concorrer ao certame o consórcio deverá contar com empresas paraguaias e brasileiras. O prazo para a construção da ponte, do tipo estaiado, será de 3 anos.

“O edital será lançado no dia 3 de março pelo governo paraguaio e que será escolhido um consórcio com empresas dos dois países. Por isso, é importante que os empresários interessados fiquem atentos aos prazos. As propostas poderão ser enviadas ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações – MPOC, até 28 de abril e no dia seguinte, já teremos o consórcio vencedor. De acordo com o cronograma, a assinatura do contrato será em 18 de maio com o o início das obras logo em seguida. A previsão de término é julho de 2024”, informou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, que participou da reunião da Comissão Mista Paraguai Brasil.

De acordo com as informações divulgadas na reunião da Comissão, a ponte terá um comprimento de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. A estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5m cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

O secretário Jaime Verruck lembrou que a “definição do edital para a obra da ponte sobre o Rio Paraguai é mais um passo fundamental na concretização da Rot Bioceânica. No que diz respeito ao Governo do Estado, as obras necessárias em Porto Murtinho já foram concluídas, agora seguimos evoluindo de forma significativa no âmbito do governo federal no acesso da BR-267. Agora, o próximo passo é a definição do modelo aduaneiro mais apropriado e competitivo para viabilizar as exportações e importações brasileiras e paraguaias por meio dessa rota. Toda essa região de Mato Grosso do Sul deverá ter um salto de desenvolvimento nos próximos anos”, finalizou o titular da Semagro.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Foto de capa: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
Fotos: Arquivo pessoal AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Dia dos Povos Indígenas: Fernando é o 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indíg
Fotos: Matheus Carvalho AÇÕES DO GOVERNO DE MS
'Perifeirarte' passa pela fronteira com formação de cidadania às lideranças comunitárias

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis