Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
JATEÍ - DOCE RECANTO

Doce recanto do Brasil: Jateí é destaque nacional em ação pública e qualidade de vida

2 Fev 2024 - 19h54Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Jateí, uma pequena cidade no interior do Estado de Mato Grosso do Sul é uma verdadeira gigante em se tratando de qualidade de vida de sua população. Com eficiência na prestação de serviços públicos, o município também é referência nacional em sustentabilidade e caminha para zerar seu déficit habitacional, oferecendo ainda atendimento especializado na saúde e com um sistema educação de nível particular em sua Rede Municipal de Ensino.

Prefeito Eraldo elegeu cuidar das pessoas como prioridade número um de suas gestões

Conforme apontam analistas econômicos e políticos, as ações estruturantes para garantir um futuro com desenvolvimento começaram a partir de 1988, quando da primeira eleição do atual prefeito, Eraldo Jorge Leite, para comandar a Prefeitura. A partir daí, foram mais quatro mandatos outorgados pela população, o que deram continuidade a projetos de médio e longo prazos. Também foi possível criar e consolidar políticas públicas de atenção ao ser humano e à produção.

Até a década de 1980, só imperava a pecuária como atividade econômica de sustentação, hoje o município celebra a diversificação de suas culturas, garantindo mais renda e liberdade para quem quer produzir. Em três décadas, Jateí deixou de ser refém de um sistema para ser protagonista em desenvolvimento sustentável. O começo foi justamente pela conquista de uma fatia maior no Índice do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), com a criação de áreas de preservação permanentes. A maior delas é o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, santuário da fauna e flora. O aumento na arrecadação deu suporte para a projeção de ações que mudaram o rumo da história jateiense.

O apoio para quem produz é outro fator de destaque em Jateí e um trabalho permanente é a conservação de mais de mil quilômetros de estradas rurais, onde transitam pessoas, veículos, máquinas e caminhões que fazem o escoamento das safras da agricultura e os animais da pecuária. As boas condições das vias rurais também abrem caminho para o sucesso da suinocultura, avicultura, agricultura familiar e demais atividades produtivas do município.

Na assistência social, programas e ações mantém a dignidade humana das camadas de menor poder aquisitivo, garantindo segurança alimentar e outras necessidades básicas das famílias. A defesa social das crianças e adolescentes é outra prioridade, aliada a programas de valorização da mulher e de apoio contra a violência doméstica, psicológica e física. O esporte é para todos, desde a escola até os estádios e pistas de competição, promovendo integração comunitária aliada à saúde física e mental.

Destaque nacional – Dados da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) colocam o município de Jateí em situação de destaque no cenário nacional. Dos 5.568 municípios brasileiros, Jateí está entre os 10% (posição 54) entre as melhores receitas e no vigésimo lugar em Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os investimentos nas pessoas mostram ainda a posição 25 no Brasil de Jateí quando o assunto é Assistência Social, sendo que a prioridade jateiense na Educação garante o lugar 42 na lista nacional.

Sustentável – O Brasil é um dos signatários da Agenda 2030, sendo que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Jateí ocupa a posição 183 entre os 5.568 municípios brasileiros, segundo o relatório IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), lançado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Em comparação a região da Grande Dourados, a posição de Jateí é de destaque, já que Dourados aparece na posição 1.036, Itaporã na 3.258, Fátima do Sul em 1.039, Vicentina 870, Glória de Dourados em 2.483 e Deodápolis na posição 1.660 entre os 5.570 entes federados.

Conservação e manutenção das estradas é ação permanente e de apoio ao transporte de pessoas e da produção

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - PONTO DE INCLUSÃO DIGITAL
JATEÍ: Parceria entre Prefeitura e Tribunal de Justiça garante inauguração Ponto de Inclusão Digital
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - DESTAQUE NACIONAL
Jateí realiza sonhos da pessoa idosa, acolhendo com o amor e atenção integral
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued ALERTA
Vence hoje licenciamento veículos com placas de final 1 e 2
FLOR SOLAR - FOTO: COMUNICAÇÃO GOVERNO DE MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com Agems e Governo do Estado, Energisa celebra compromisso com sustentabilidade
Renata Brum, Comunicação Segem AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Gestores estaduais serão capacitados por meio do Programa de Estágio do Governo de MS para gerenciar

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
Entretenimento
ExpoGlória 2024 celebrando os 60 anos de Glória de Dourados em grande estilo, veja a programação
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento