Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 8 de outubro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Doação de capiaçu da Agraer eleva produtividade e reduz custos de produtores de MS

No município de Nova Alvorada do Sul, localizado a 120 quilômetros da Capital

6 Fev 2021 - 08h41Por Ana Brito, Subcom

No município de Nova Alvorada do Sul, localizado a 120 quilômetros da Capital, produtores rurais poderão reduzir custos e aumentar a produtividade com a utilização do capim capiaçu na alimentação das vacas leiteiras.

Para alguns produtores, a novidade na produção pode alavancar a receita de quem precisa associar a lucratividade com cada litro de leite produzido. É o caso do Assentamento Pam, onde a produtora Sudemia Nogi que recebeu doação de mudas de capim Capiaçu comemora a doação e o aprendizado técnico. “Eu tenho alimentado minhas vacas com cana-de-açúcar e ração, com o capim, pelo que o técnico me orientou, vou ter um aumento na produção de leite. Com isso, a minha meta é elevar a produção atual de 120 litros ao dia para 250 litros”.

A doação foi feita pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em por intermédio da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), com apoio da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretária de Educação de Nova Alvorada do sul.

O capim capiaçu elevará o potencial produtivo da pecuária de leite

Na iniciativa, foram atendidas oito famílias do assentamento PAN e Pana, sendo que cada família recebeu, aproximadamente, duzentos quilos de mudas de capim capiaçu. “Os beneficiados com a doação de capim Capiaçu da Agraer estão motivados a transformar a realidade de suas propriedades, potencializando a produtividade”, explica o coordenador da Agraer de Nova Alvorada do Sul, João Marcelo Beltrame.

Para Beltrame, a procedência do insumo é importante para o potencial produtivo. “Esse capiaçu saiu de um campo experimental da Embrapa e foi para o campo experimental do Cepaer que é o centro de pesquisa da Agraer. É um capim de alta produtividade com ótimo teor de proteína, sendo utilizado para alimentação dos animais na época da seca, e que também pode ser fornecido fresco ao cocho, ou seja, picado, já diretamente para o animal comer”.Com capim capiaçu, Sudemia quer elevar a produção atual de 120 litros ao dia para 250 litros”

O benefício vai além porque diante da qualidade do capiaçu, os beneficiados podem ampliar o alcance da doação ao disseminar mudas. “Os produtores vão replicar uma muda de qualidade, aumentando a produtividade da propriedade, e eles podem disseminar, a tecnologia no local, fornecendo muda para outros produtores com a mesma segurança que eles pegaram”.

O capiaçu chega a produzir até 80 toneladas de massa verde/hectare/ano, ou seja, numa pequena área plantada é possível ter uma grande quantidade de alimento para os animais.  “Os produtores querem aprimorar a produção de leite, tendo como objetivo o aumento da produtividade, a melhora dos animais, e a otimização da área, onde eles trabalham.  O ideal de corte do capim é em torno de 60 a 80 dias, mas para isso precisa de uma boa adubação para manter a produtividade. A capineira pode ter uma longevidade de 7 anos e isso diminui muito o custo em relação à formação de pastagem”.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, o capiaçu é conhecido por seu alto teor de proteína e por isso a doação vai ajudar no crescimento do setor de uma forma geral. “A importância de incentivar a bovinocultura leiteira em nosso município através de incremento na alimentação animal de maior valor proteico resulta no aumento da produção, geração de renda e qualidade de vida”.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Sejusp aponta que crimes caíram quase 50% em Mato Grosso do Sul durante as eleições
Fotos: Elias Ferreira / Lupa News VICENTINA - AGRADECIMENTOS
Em Vicentina, Cleber e Oncinha destacam 'Voto será retribuído com 4 anos de muito trabalho'
Rones César é eleito vereador em Nova Alvorada do Sul
Gustavo Escobar, Comunicação Imasul AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança sistema CarbonControl para gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa
JATEÍ - VEREADORES ELEITOS
Confira os vereadores ELEITOS em Jateí

Mais Lidas

FOTO: LIVE MS NEWSVICENTINA - ACIDENTE COM VÍTIMA
AGORA: Acidente com vítimas fatais em VICENTINA
VEREADORES ELEITOS EM FÁTIMA DO SULFÁTIMA DO SUL - VEREADORES ELEITOS
Confira os vereadores ELEITOS em Fátima do Sul
Trânsito Violento
Tragédia na rodovia 376: Colisão fatal de Hilux próximo a Vicentina tira a vida de duas pessoas
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da Márcia Pereira, família informa sobre velório e sepultamento
FOTOS: O PANTANEIROACIDENTE FATAL
Após atropelar capivara, motorista perde controle, bate em árvore e morre